Skip directly to content

Expopar 2019: Famasul destaca a importância e os desafios do PNEFA

Expopar 2019: Famasul destaca a importância e os desafios do PNEFA

01/07/2019 - 07:45

O Plano Nacional de Erradicação Contra a Febre Aftosa, conhecido como PNEFA, foi o tema principal do discurso do vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante a abertura da Expopar 2019, realizada nessa sexta-feira (28), em Paranaíba.

Novaes reforçou o papel do produtor rural diante do desfio nacional da retirada da vacina até 2021. “Precisamos passar por todo esse processo com muita responsabilidade e fazer a nossa parte. Mato Grosso do Sul não pode ficar isolado.”, acrescentou.  O assunto foi tema da palestra ministrada pela analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, no sábado (29), no evento.

Em seguida, o vice-presidente da  Federação falou das ações do Senar/MS no município: “Uma das iniciativas mais importantes da nossa instituição, o Agrinho, atende aqui mais de 2,7 mil alunos, disseminando o papel do agro para as próximas gerações”.

O anfitrião do evento, o presidente do sindicato rural, Nilo Alves Ferraz, destacou as potencialidades do setor no município e a importância da exposição. “Paranaíba, com um rebanho de 538 mil cabeças, tem oportunidades para adesão dos sistemas de integração, como ILPF. A feira traz como novidades a realização de nove palestras técnicas”.

O prefeito Ronaldo José Severino de Lima destacou a tradição da feira, que está na 52ª edição, e acrescentou: “Parabenizo esse grupo de homens por esse grandioso evento”.

O deputado estadual, João Henrique, aproveitou a ocasião para homenagear seu avô, o ex-governador, Marcelo Miranda, e da importância social, cultura e econômica do evento. Do mesmo modo, o deputado estadual, Coronel David, acrescentou: “Espero que Mato Grosso do Sul e o Brasil sejam merecedores dos brasileiros que aqui vivem”.

A sub-secretária especial de Cidadania, Luciana Azambuja, do mesmo modo que o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, destacou a importância do PNEFA e apresentou as ações relacionadas ao setor produtivo, como, por exemplo o Plano Safra e a paridade nas exportações de milho. “Alcançar o status de livre de aftosa sem vacinação é um desafio para os produtores de Paranaíba, importante produtor de carne bovina”.

Participaram do evento, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente do MNP, Rafael Gratão; o vice-presidente do Conseleite, Wilson Igi; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Nelo José da Silva; os presidentes dos sindicatos rurais de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez e de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco; o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen; o presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Mangalarga, Luiz Augusto Camargo; o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite, Geraldo Borges, o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, o coronel Gilberto Gilmar de Santana.

Representando o sindicato rural do município: o diretor-secretário, Fábio Carvalho Macedo; o diretor-tesoureiro, Manoel Bertoldo Neto e o ex-presidente, Wilberto do Amaral.

Homenagem – O produtor rural, Edu Mariano de Souza, foi homenageado durante o evento pelo trabalho desenvolvido na representatividade rural em sua trajetória pessoal e profissional. O filho, Edu Mariano de Souza Junior, emocionado, destacou: “Me lembro que quando eu era criança eu brincava aqui nesse parque de exposição e meu pai trabalhava na organização da exposição”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito