Skip directly to content

Exporã 2019: Vice-presidente e diretoria do Sistema Famasul participam da abertura oficial

Exporã 2019: Vice-presidente e diretoria do Sistema Famasul participam da abertura oficial

22/03/2019 - 17:00

Município é atualmente o segundo maior produtor de soja do estado

 

O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, participou da abertura oficial da 45ª Exporã, na noite desta quinta-feira (22), em Ponta Porã – a 300 km de Campo Grande.

O evento contou com a presença do diretor-tesoureiro da Federação, Marcelo Betoni, do diretor-secretário, Frederico Stella, e do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.  

Representando o presidente Mauricio Saito, Novaes ressaltou a importância do agro e da feira do município. “Nesses 45 anos de Exporã o PIB de Ponta Porã saltou de R$ 291 milhões para R$ 2,5 bilhões. Muito interessante esse crescimento porque reflete a importância de Ponta Porã para o Mato Grosso do Sul, sendo o segundo maior produtor de soja e o terceiro maior produtor de milho safrinha.  É um município pujante que nos enche de orgulho”, comentou.

O vice-presidente ressaltou a participação da Famasul e do Senar/MS no processo. “Aqui, em Ponta Porã, o Senar/MS realizou 66 cursos em 2018, capacitando 750 pessoas, além do programa de Assistência Técnica e Gerencial em bovinocultura de leite que atende 48 produtores. Já o nosso principal programa de responsabilidade social, o Agrinho, beneficia 15 mil crianças, mostrando a elas o que o agro faz. Isso é fantástico e nos motiva muito”, completou sendo aplaudido pelo público que encheu o Tatersal do parque de exposições da cidade.

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, André Cardinal, comentou a mudança de conceito da exposição nesses 45 anos. “Foram 45 exposições, 45 anos de inovação, 45 anos de tecnologia trazidas ao campo. No início, a pecuária era o foco da produção de nossa região. Com o tempo o cenário foi se modificando e Ponta Porã hoje tem sua produção baseada na agricultura. O sindicato, com seu trabalho, participou dessa mudança”.

Cardinal completou sua fala agradecendo todos os patrocinadores, colaboradores e o Sistema Famasul na realização do evento. “Para fazer um evento desse tamanho precisamos muito da ajuda de quem acredita e fomenta o setor. Quero fazer um agradecimento especial ao Sistema Famasul, composto por nós Sindicatos Rurais de todo o estado. Obrigado Famasul, não só por apoiar eventos como esse, mas principalmente pelo papel de representação e defesa de nossa classe. Muito obrigado”, agradeceu e ressaltou a presença dos diretores do Sistema Famasul e do superintendente do Senar/MS.

Representando o Governo do Estado e o governador Reinaldo Azambuja, o superintendente da Semagro - Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, pontuou alguns trabalhos do Executivo estadual na região de Ponta Porã e também lembrou o trabalho do Senar/MS nesse processo. “Não posso deixar de citar aqui o trabalho importantíssimo que o Senar/MS faz hoje na assistência técnica no estado, atendendo mais 2.700 produtores”, disse.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, que se disse honrado em ajudar o Sindicato na organização da feira e agradeceu também os serviços prestados ao município, por meio do Senar/MS. “O município de Ponta Porã tem sempre a satisfação e o compromisso de ajudar o Sindicato Rural. E tenho aqui a oportunidade de agradece-los também, por representarem uma das mais importantes classes dentro da rede de produção e geração de empregos, concluiu.

Participaram da abertura: os presidentes dos sindicatos rurais: Edson Bastos (Aral Moreira) e Rodrigo Ângelo Lorenzetti (Amambai); o deputado federal, Loester Trutis; o comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Magno; o comandante do 11° Regimento de Cavalaria Mecanizada, Tenente Coronel Carlos André Levy, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório Almeirão; os vereadores: Agnaldo Miudinho, Aleixo Alves, Neli Abidulahad, Vanderlei Avelino, Paulinho Roberto, Ana Cristina Espínola Candia, Adão Dauzacker, e Cândido Gabínio, presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã.

A 45ª Exporã tem programação recheada de palestras, painéis, rodeio e shows até domingo (24), no Parque de Exposições Alcindo Pereira.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu