Exportações de MS crescem mais de 40% em março e mostram força do setor avícola
Exportações de MS crescem mais de 40% em março e mostram força do setor avícola

Na véspera do Dia do Frango, comemorado em 10 de maio, o setor avícola sul-mato-grossense tem motivos para comemorar. Segundo o Boletim Casa Rural – Avicultura, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Famasul, as exportações de carne de frango in natura apresentaram crescimento significativo em março deste ano.
Foram exportadas 17,7 mil toneladas em março de 2025, o que representa um aumento de 38% no volume em comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita gerada com esses embarques chegou a US$ 38,9 milhões, um salto de 43% no valor arrecadado.
Os dados também são positivos no acumulado de janeiro a março de 2025. Nesse período, Mato Grosso do Sul exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango, alcançando uma receita de US$ 103,3 milhões. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o estado registrou crescimento de 27% no volume exportado e de 33% na receita obtida.
Outro destaque é a movimentação de frangos para abate em 2024, que alcançou 176,6 milhões de aves, um crescimento de quase 4% em relação a 2023 e 16,5% superior a 2017. Comparado à média de abates dos últimos sete anos, o aumento foi de 9,3%.
Clique aqui e confira o boletim completo.
Ações que fortalecem a avicultura em MS
Além do acompanhamento econômico do setor, o Sistema Famasul atua ativamente na valorização da cadeia avícola por meio da participação em eventos, além da promoção de capacitações e assistência técnica.
No dia 16 de maio, a instituição participa do 4º Fórum AVIMASUL, durante a 59ª Expoagro de Dourados. A programação traz temas como sanidade, tecnologias no manejo, sustentabilidade e oportunidades de mercado com a Rota Bioceânica, reunindo produtores, técnicos e especialistas em um espaço de troca e atualização.
O apoio também chega diretamente ao campo com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Avicultura, que oferece orientação personalizada aos produtores, promovendo melhorias na gestão, produtividade e qualidade da produção.
Na qualificação profissional, o Senar/MS disponibiliza cursos gratuitos voltados ao setor, como Processamento da Carne de Frango, Manejo Nutricional de Galinhas Poedeiras e o EAD Auxiliar em Saúde Animal, voltado à identificação e notificação de doenças nas propriedades.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Pâmela Machado