Skip directly to content

Exposul 2019: Mais de 100 produtores participam da vitrine da horticultura do Senar/MS

Exposul 2019: Mais de 100 produtores participam da vitrine da horticultura do Senar/MS

01/06/2019 - 09:30

A equipe da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresentou, para mais de 100 produtores rurais, uma nova ferramentas para a cadeia produtiva da horticultura. A vitrine aconteceu em Chapadão do Sul, distante 430 quilômetros de Campo Grande, durante a Exposul 2019, e reuniu caravanas dos municípios de Paraíso das Águas, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Cassilândia.

O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, fez a abertura da programação. “O grande gargalo do setor ainda é a comercialização e essa vitrine traz ideias também para garantir resultados e o retorno ao agricultor. Temos um perfil muito forte para a atividade e com o apoio do Senar/MS o avanço será ainda maior”.

Durante a apresentação de tecnologias, o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial da cadeia de horticultura, do Senar/MS, Dorly Pavei, falou da relevância do evento. “Nesta vitrine, buscamos oferecer técnicas que atendam, principalmente, os produtores de hortaliças e frutas, atividades exponenciais da região. É uma oportunidade para que os participantes conheçam o mercado local e a importância da rastreabilidade de produtos vegetais”, comenta.

Para o supervisor do Senar/MS, Flávio Carlos Correia, a proposta da ação é oferecer soluções práticas. “Cada vez mais os produtores buscam informação. Com isso, conseguem, por exemplo, diminuir a área e aumentar a produtividade, o que podemos chamar de otimização e sustentabilidade do negócio”.

ATeG - Há quase um ano, Pedro Corrêa Filho, produtor de Costa Rica, recebe o atendimento da ATeG. Durante esse período, muita coisa mudou. “Percebo muitas melhorias, principalmente, em produtividade e gerenciamento. As informações que o Senar oferece são valiosas, sentia falta dessa atenção profissional”.

O agricultor, Genuir Biazus, veio de Paraíso das Águas em busca de aprimoramento. “Recebo consultoria do Senar na minha produção, mas sempre que possível procuro alternativas para diversificar minha produção. Hoje consigo colocar tudo em uma planilha e saber quanto devo plantar e quanto tenho para comercializar”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu e Ellen Albuquerque