Skip directly to content

ExpoTrês 2019: Encontro Jovens da Agropecuária reúne mais de 250 pessoas em Três Lagoas

ExpoTrês 2019: Encontro Jovens da Agropecuária reúne mais de 250 pessoas em Três Lagoas

31/05/2019 - 10:45

Evento oportunizou troca de experiências entre os participantes

Pela terceira vez consecutiva, o Encontro Jovens da Agropecuária foi realizado em Três Lagoas, município localizado a 330 quilômetros de Campo Grande. Integrando a programação da ExpoTrês 2019 – 42ª Feira Agropecuária local, o evento foi um sucesso e reuniu mais de 250 pessoas de diversas gerações e várias cidades.

Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato, enfatizou a importância a participação dos jovens no agro. “A casa lotada é a prova de que estamos no caminho certo! Parabéns a todos vocês que buscam este conhecimento e contem sempre conosco”.

Para a presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia, a formação de lideranças é fundamental para o fortalecimento do setor produtivo. “Eu, como jovem, fico emocionada com o sucesso dessas três edições. A Famasul quer contribuir com o desenvolvimento das novas lideranças”.

Talk Empreendedor – A primeira palestra foi ministrada pelo médico-veterinário e produtor rural, Giulian Rios, que falou sobre sucessão familiar. “Vou trabalhar para colocar minha propriedade em posição de destaque!”. Entre os desafios das diferenças entre os pensamentos das diferenças de gerações e sobre decisões, ações de lideranças, Rios acrescentou: “Planejar é pensar antes de falar”.

Atitudes empreendedoras do Agro. Esse foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo e supervisor de ATeG do Senar/MS, Kennides Martis: “O CNA Jovem – iniciativa de desenvolvimento de novas lideranças foi um divisor de águas. A partir disso consegui propósito de vida, com objetivo e meta, com planejamento de onde eu queria chegar. Com o Senar/MS, por intermédio da assistência técnica, consegui ver que eu podia, efetivamente, mudar a realidade do produtor”.

Atuando como Conselheira Fiscal do Sindicato Rural de Três Lagoas e como membro do Famasul Jovem e coordenadora do Sindicato Rural Jovem, a engenheira agrônoma, Stephanie Ferreira Vicente, também fez uma abordagem sobre o CNA Jovem. “A iniciativa promove o preparo para uma eficiente sucessão dentro das instituições, empresas, faculdades e na política, desenvolvendo habilidades. Nesse processo reconheci que quanto mais estudamos e conhecemos sobre liderança, mas precisamos aprender”.

Palestra – O evento contou com a palestra do engenheiro agrônomo e professor do programa de Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, Xico Graziano, com o tema ‘Os Jovens do Agro Frente aos Desafios de um Brasil em Transformação’.

Em sua participação, Graziano motivou os jovens a olhar o cenário geral do país em suas tomadas de decisão. “Os últimos dez economistas que ganharam o Prêmio Nobel destacaram a influência da psicologia social”, explicou. O especialista reafirmou ainda: “Pense nas pessoas e não apenas no ‘bolso’. Isso é o que forma o caráter”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito