Fátima do Sul: Mauricio Saito destaca comprometimento do sistema sindical em evento
Fátima do Sul: Mauricio Saito destaca comprometimento do sistema sindical em evento
A importância da representatividade rural e da união do setor. Estes foram os pontos abordados pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura do Dia de Campo do Agronegócio, na manhã desta sexta-feira (9), no Parque de Exposições Aparecida Saltarelli, em Fátima do Sul. O evento completa a sexta edição, com participação de empresas do setor agrícola, oficinas e palestras do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o lançamento do programa de Equoterapia, coordenado pelo sindicato rural.
Saito destacou o trabalho da atual diretoria que em relação às demandas da população, consolidando a responsabilidade social do sistema sindical sul-mato-grossense. “Quero agradecer aos representantes dos 69 sindicatos rurais pelo trabalho colaborativo que têm desenvolvido em todas as regiões do Estado. O reconhecimento da sociedade acontece por intermédio do aumento nas parcerias com outros segmentos, como prefeituras e iniciativa privada”, salientou.
Outra iniciativa elogiada por Saito foi a implantação do programa de responsabilidade social do Sistema Famasul e Senar/MS, o Agrinho, no município. Com pouco mais de dois meses de funcionamento sete escolas aderiram ao projeto, atendendo a um público de três mil alunos. “Quero parabenizar Fátima do Sul e lembrar que este trabalho é desenvolvido por equipes pedagógicas aos estudantes do ensino fundamental de 48 escolas públicas. O objetivo é trabalhar temas transversais como educação ambiental, ética, cidadania e apresentar aos alunos a conexão existente entre meio rural e urbano”, conclui.
A gestão representada pelo produtor rural José Ricardo Casotti, começou em agosto de 2015 e até junho de 2017 concluiu 86 capacitações profissionais do Senar/MS. Além disso, estão em funcionamento os programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial Hortifruti Legal e Mais Leite. “Nosso objetivo é trabalhar pelo bem de toda comunidade e isso não se faz sozinho, mas com união de esforços. É muito gratificante participar de mais uma edição do dia de campo e verificar o aumento de parceiros nos projetos propostos por nossa diretoria. Quero aproveitar para convidar todos para nosso almoço beneficente em prol da construção do centro de Equoterapia, realizado neste domingo, dia 11”, anuncia.
Produtividade em alta – Fátima do Sul está localizada na região sul de Mato Grosso do Sul e registra destaque na atividade pecuária, ocupando 7ª colocação regional na produção de avicultura e a 13ª lugar no rebanho suíno. Os dados oficiais do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística demonstram o desenvolvimento expressivo da agricultura, com destaque para soja (45º lugar), milho e mandioca (32º lugar) e cana-de-açúcar (28º lugar).
Participaram do evento, a prefeita Ilda Salgado Machado e o vice, Altair Albuquerque, secretário municipal de obras, Wagner Ponciano, coordenador da Agraer, Márcio Bonette, entre outras autoridades. Os presidentes dos sindicatos rurais de Dourados, Lúcio Damalia, Itaporã, Otávio Vieira de Mello e de Jateí, José Pereira da Silva também prestigiaram a cerimônia oficial de abertura do dia de campo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Aline Oliveira