Skip directly to content

Fabricação caseira de conservas gera aproveitamento total de frutas e legumes

Fabricação caseira de conservas gera aproveitamento total de frutas e legumes

17/04/2015 - 16:15

O setor de produção de hortifrúti é um dos ramos do agronegócio que mais cresce devido ao consumo doméstico desses alimentos. Mato Grosso do Sul comercializou mais de 174 mil toneladas de frutas e hortaliças em 2014, o que representa aumento de 4,6% dessa atividade frente 2013. Para aproveitar o potencial desse negócio, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS oferece regularmente o curso “Fabricação Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças”. A capacitação acontece dos dias 22 a 24 de abril, no município de Coxim.

A fabricação de conservas permite ao produtor e trabalhador rural aproveitar até 100% de alguns alimentos, como por exemplo, o maracujá para produção de suco, geleia e farinha. O engenheiro de alimentos e instrutor do Senar/MS, Carlos Zanin de Almeida Junior, afirma que esta atividade proporciona ao produtor complementar sua alimentação com frutas e hortaliças compostas por nutrientes importantes, ricos em carboidratos e fibras, com pouca gordura e caloria.

O consumo das conservas, além de ser complemento na alimentação familiar e alternativa para o excedente da produção, é fonte de renda para o produtor e trabalhador rural. A comercialização do produto é rentável, o doce do mamão formosa, por exemplo, pode ser vendido a R$ 30, enquanto o preço da fruta ‘in natura’ no varejo é de R$ 2,89 o kg.

Segundo o instrutor, o processo de produção consiste na higienização correta dos alimentos, no preparo que varia de acordo com a receita e a esterilização e pasteurização dos vidros utilizados para conserva. “A limpeza desses alimentos é fundamental e deve ser feita com a imersão em solução clorada. Além disso, os recipientes recebem esterilização com tratamento térmico de 20 minutos e, em seguida, o resfriamento da pasteurização, que garante qualidade do produto e segurança no consumo de até um ano”, explica.

Para realizar esta fabricação não é necessário maquinário específico, mas local ou área própria de produção com utensílios e estruturas básicas, como instalação de pias, ralos coletores, pisos e paredes de fácil higienização e lixeiras.

O curso de fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças possui duração de 24 horas e abordará práticas de manipulação de alimentos, processo de esterilização de vidros, técnica de cristalização de frutas e preparo de doces e geleias.

Dos dias 20 a 30 de abril, o Senar /MS oferece 147 cursos e capacita mais de 700 produtores e trabalhadores rurais. Para mais informações, acesse www.senarms.com.br ligue no (67) 3320-9700, ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde o curso será realizado.