Skip directly to content

Famasul é a 1ª instituição a firmar parceria em Campanha de Vacinação do Rotary Club Campo Grande.

Famasul é a 1ª instituição a firmar parceria em Campanha de Vacinação do Rotary Club Campo Grande.

23/08/2019 - 13:30

“Prevenção e a qualidade de vida da população estão entre as prioridades da Famasul e do Senar/MS, a exemplo dos programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e o ‘Pingo D’Água’, que de janeiro até o momento registram mais de 9 mil pessoas atendidas”, a afirmação é do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, que firmou nesta sexta-feira (23), a parceria na “Campanha Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande Conectados pela Saúde Infantil”. A iniciativa que acontece em conjunto com o Governo de MS, mobiliza a população sobre a importância da imunização. 

A ação acontece quando o Brasil celebra 30 anos sem a paralisia infantil e também, comemora os 80 anos do Rotary Club. “Temos o vínculo com a responsabilidade social e o comprometimento com a futura geração sul-mato-grossense por isso, firmamos o compromisso de participação na campanha e vamos falar ao maior número possível de pessoas sobre a importância da cobertura vacinal”, explicou Saito. 

De acordo com o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, a campanha nasceu a partir de um levantamento solicitado à secretaria de saúde do estado que revelou baixa cobertura vacinal em certos municípios. “Sabemos da potência e da representatividade da federação em mobilizar e envolver os entes lidados ao agro e, por isso, iniciamos nossa agenda aqui com a boa notícia de adesão. Distribuímos as entidades em blocos para alcançarmos a maior parte da sociedade, assim cada uma poderá atuar dentro das suas possibilidades”, explica. 

Para o Dr. Hélio Mandetta, médico ortopedista e traumatologista e integrante do Rotary na Capital, é preciso conscientizar as famílias. “A única forma de combater a entrada de doenças como sarampo, coqueluche, paralisia, caxumba, entre outros, é vacinando, que nada mais é do que criar elementos de imunidade no organismo das crianças. É preciso difundir informações verdadeiras sobre o assunto”. 

Na prática, a campanha de vacinação acontece entre os dias 07 e 25 de outubro, período em que os pais e responsável poderão levar as crianças em pontos estratégicos para atualizar a carteira de vacinação. 

Também participaram da reunião a integrante do Rotary Campo Grande, Ana Luzia Abrão e a diretora-técnica da Famasul, Mariana Urt.

Fonte: Assessoria de Comuncação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque