Skip directly to content

Famasul é pioneira em contratação de crédito rural por meio de convênio CNA/Senar e Banco do Brasil

Famasul é pioneira em contratação de crédito rural por meio de convênio CNA/Senar e Banco do Brasil

Elaborado pela ATeG/MS, projeto contemplado via Pronaf vai custear investimento em propriedade de leite de Nova Andradina.
10/11/2020 - 14:45

O Sistema Famasul, Instituto CNA, Senar e Banco do Brasil formalizaram, na manhã desta terça-feira (10), na Casa Rural, em Campo Grande, uma parceria inédita para facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a linhas de crédito rural. Elaborado por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o primeiro contrato assinado em todo o país vai custear investimentos em uma propriedade de leite, localizada no município de Nova Andradina.

Pelo convênio, os profissionais que já atendem produtores com a metodologia ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) no estado, serão capacitados para orientá-los também na elaboração dos projetos nas modalidades de custeio agropecuário e investimento.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a expectativa é que, com otimização dos procedimentos, o produtor possa reduzir o tempo para obter o financiamento da sua atividade no campo.

“Temos aqui uma dinâmica inovadora, onde profissionais do Senar que atendem milhares de produtores rurais em nosso estado estarão treinados e habilitados como projetistas junto ao Banco do Brasil. O intuito é agilizar os trâmites operacionais das propostas de financiamento a pequenos e médios produtores, proporcionando mais assertividade e, consequentemente, o avanço das atividades agropecuárias em Mato Grosso do Sul e no Brasil”, ressaltou.

“Além de levar assistência técnica e gerencial às propriedades, serão habilitados para levar a contratação das operações de crédito, o que vai agilizar os processos referentes ao agronegócio. Parabéns, Mato Grosso do Sul, por esta ação pioneira, que será estendida a todo o país, onde já foram capacitados mais de 500 técnicos do Senar”, disse João Rabelo, vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil.

“O mais importante de tudo é que o recurso será aplicado de forma correta e vai gerar mais rentabilidade da propriedade, melhorar a renda. Quando se une Famasul, Banco do Brasil e produtor rural só temos motivos para comemorar. Todo o setor ganha”, acrescenta o superintendente do Banco do Brasil no MS, Sandro Grando.

Nesse primeiro momento, a iniciativa contempla operações concedidas no âmbito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e, posteriormente, será ampliada para outras linhas de crédito.

Impulsionamento no campo - “O Senar que já estava presente no desenvolvimento da atividade de quase 5 mil produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica. Agora a instituição estará no lugar certo e na hora certa, para tirar as possibilidades daquela propriedade, e vai acompanhar a aplicação dos recursos de forma otimizada”, acrescenta o superintendente do Senar/Ms, Lucas Galvan.

“O programa de crédito rural orientado impulsionará a concessão de financiamentos no país, proporcionando mais segurança ao banco e, ao mesmo tempo, uma garantia ao produtor de que o investimento terá uma finalidade lucrativa, principalmente com a participação da nossa ATeG, que traz uma racionalidade na execução das atividades no campo”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

“Estamos hoje em um momento histórico. O Senar/MS é pioneiro nas ações de Assistência Técnica e Gerencial, modelo que já uma realidade em todo o país, com qualidade, e isso vem se transformando a realidade do bolso do produtor rural. Com essa nova integração coroamos um ciclo de iniciativas para fazer com que o produtor avance cada vez mais”, enfatizou o diretor geral do Senar, Daniel Carrara.

Otimismo na atividade - O primeiro contrato assinado em MS será destinado à aquisição de rebanho para a propriedade do casal Carlos Dias Rocha e Lourdes Rosa, atendidos há cerca de 2 anos pela ATeG Bovinocultura de Leite.

“Com as orientações conseguiremos direcionar o projeto, melhorando a rentabilidade. Temos mais confiança para elaborar os projetos, sabemos do trabalho sério do Senar e tenho certeza que a ação trará resultados. O técnico conhece a nossa realidade, entende as nossas necessidades e consegue nos apoiar na busca por melhorias. Só tenho a agradecer por nossa propriedade ser a primeira a obter o crédito”, explica o produtor rural de Nova Andradina, Carlos Dias Rocha.

O convênio engloba todas as etapas de elaboração de propostas para obtenção do crédito rural, desde a identificação da necessidade de investimentos na propriedade até a argumentação técnica, junção da documentação exigida e envio para validação da Famasul.

“Entendemos que não há ninguém melhor que o técnico para elaborar projetos dessa natureza, por já acompanhar os processos produtivos e conhecer o perfil econômico de cada propriedade, com todos os seus indicadores, gargalos e potencialidades”, complementou Saito.

O técnico que atende a primeira propriedade atendida dentro do convênio é o Anibal Martins. “Conseguimos orientar e direcionar colaborando com melhores resultados aos produtores rurais”, disse ele.

“Em todo o país já capacitamos mais de 500 técnicos do Senar, que estão habilitados a fazer esse tipo de contratação que tanto vai agilizar os processos em prol da evolução do setor agropecuário brasileiro”, disse João Rabelo, vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel