Famasul e Aprosoja/MS prestigiam abertura da Expobai 2015 e destacam do potencial do setor
Famasul e Aprosoja/MS prestigiam abertura da Expobai 2015 e destacam do potencial do setor
Os gargalos do agronegócio, entre eles a atual insegurança jurídica no campo, foram destacadas no discurso de abertura da 27ª edição da Expobai, uma das principais feiras agropecuárias do Cone Sul, pelo presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito. A abertura foi realizada na noite desta quinta-feira (3) e contou com a participação do presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto que evidenciou o potencial agrícola do município e do Estado.
A feira termina no dia 07 de setembro e a estimativa dos organizadores é ultrapassar o resultado do ano passado, quando a exposição totalizou um montante de R$ 6,7 milhões negociados. Para esta edição, a perspectiva que os negócios realizados durante a Exposição ultrapassem os R$ 7 milhões. “Temos uma diretoria participativa e comprometida com parceiros fortes que ajudam a consolidar a feira com status no volume vendas e visitantes do Parque de Exposições”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto da Luz.
A feira promovida pelo Sindicato Rural de Amambai conta com a parceria da Famasul e da Aprosoja/MS. Durante quatro dias de evento, os visitantes terão a oportunidade de realizar compra e venda de produtos ligados a pecuária e agricultura, alternativas tecnológicas para aplicação no campo, além dos tradicionais leilões, rodeios e palestras relacionadas ao agronegócio.
Circuito Aprosoja
A Expobai também incluiu na programação o Circuito Aprosoja, iniciativa da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS em parceria com o Sindicato Rural de Amambai. A palestra da vez aconteceu na manhã desta sexta-feira (04), e foi ministrada pelo especialista em mercado internacional, Liones Severo. Entre os temas abordados, ele fez uma perspectiva de comercialização da soja e do milho no mundo. A demanda por grãos tem crescido e por conta dos ajustes do dólar, teremos a maior média histórica dos preços em reais. Os produtores já venderam boa parte da soja da safra 2015/16, a preços competitivos e provavelmente vamos repetir as boas médias realizadas na safra 2014/15”, destaca Severo.
O presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, destacou a responsabilidade e o objetivo da entidade com a realização do Circuito “A missão da Associação é colaborar com o produtor rural, levando informações relacionadas ao cultivo de grãos, inovações tecnológicas, mercado futuro fazer, garantindo aumento de produtividade e renda e o principal, fazer com que o agricultor se mantenha na atividade”, explica.
O Circuito já passou pelas cidades de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim e Rio Brilhante.