Skip directly to content

Famasul e UFMS apresentam renda da soja, milho e cana-de-açúcar em congresso na Paraíba

Famasul e UFMS apresentam renda da soja, milho e cana-de-açúcar em congresso na Paraíba

07/07/2015 - 17:00

Os efeitos da área, preço e rendimento sobre o VBP – Valor Bruto de Produção nas produções de soja, milho e cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul serão apresentados pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária e pela UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul durante o 53º Congresso da Sober – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, que será realizado nos dias 26 a 29 de julho, em João Pessoa, na Paraíba.

Para a gestora do Departamento de Economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, as culturas que serão abordadas no evento foram escolhidas por serem de grande relevância na conjuntura econômica do Estado. “Mato Grosso do Sul se destaca nas três commodities no cenário nacional. Em cana-de-açúcar e em soja ocupamos o 5º lugar no ranking de produção, já no mercado do milho estamos na terceira posição”, destaca.

Segundo os dados da Secex – Secretaria de Comércio Exterior, analisados pela Famasul, em 2014 Mato Grosso do Sul exportou 1,41 milhões de toneladas de milho, ficando na quarta posição das exportações brasileiras. O mercado de soja embarcou para outros países 2,43 milhões de toneladas do Mato Grosso do Sul, enquanto que as vendas de cana-de-açúcar somaram no período 25,7 mil toneladas, sendo que as duas culturas colocam o Estado em quinto lugar no ranking nacional.

O economista da Famasul, Luiz Eliezer Gama, adianta que a apresentação do trabalho realizado pela Famasul e UFMS abordará o andamento das commodities e o que influenciou o cenário positivo das culturas analisadas em Mato Grosso do Sul. “Nosso trabalho mostrará também os efeitos dos acontecimentos internacionais em nosso mercado, como, por exemplo, a surpressafra da soja nos Estados Unidos impacta nos preços da soja de Mato Grosso do Sul. Neste caso específico, o resultado americano não foi suficiente para inibir o tamanho da área dedicada à produção da oleaginosa no Estado, o que permitiu o desempenho positivo do VBP”.

Além dos economistas citados, também apresentarão o trabalho durante o 53º Congresso da Sober a professora da UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mayra Batista Bittencourt, e a mestranda da UFMS, Daniela Teixeira Dias.