Skip directly to content

Famasul lança Bienal da Agricultura 2015 nesta quarta-feira

Famasul lança Bienal da Agricultura 2015 nesta quarta-feira

10/08/2015 - 16:30

Aprimoramento do trabalho no campo, as conexões da atividade rural com a realidade urbana e a qualidade de vida de toda a sociedade. As abordagens fazem parte das discussões técnicas da Bienal dos Negócio da Agricultura Brasil Central, a vitrine do agronegócio, que será lançada nesta quarta-feira (12), na sede da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a partir das 8h. A Bienal é uma realização das quatro federações de agricultura e pecuária do Centro-Oeste e acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Durante a abertura oficial, será lançado o Aplicativo Bienal da Agricultura, disponível no App Store e Play Store. O aplicativo trará todas as informações do evento, a biografia dos palestrantes, notícias relacionadas e vai permitir a interação com o público que poderá fazer perguntas durante o debate pelo celular.

No lançamento, será apresentada a programação completa do evento. A Bienal da Agricultura é composta também por eventos paralelos que serão realizados no dia 31 de agosto. A vitrine inicia com a homenagem aos campeões regionais na produtividade da soja, pelo Cesb – Comitê Estratégico Soja Brasil.

A partir das 9 horas, será realizado o simpósio de jornalismo agropecuária ‘Agricultura do Brasil’, onde será abordado a inovação e a sustentabilidade no campo, com a palestra do jornalista  Fernando Barros, formado em Paris e que trabalhou no jornal Estado de São Paulo,  por cerca de 20 anos. Barros foi responsável pelo início da cobertura ambiental na imprensa brasileira. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul e ex-presidente da Famasul, Eduardo Riedel, também será palestrante do Simpósio.

Para finalizar o primeiro dia do evento, a Abiove  promoverá o Seminário Nacional Soja Plus 2015, com a finalidade de demonstrar os resultados obtidos nos primeiros cinco anos de atividades.

No segundo dia do evento, no Seminário Central, serão realizados quatro grandes painéis com os temas: Entraves para a Competitividade da Agricultura do Centro-Oeste; Importância da Pesquisa, Ciência & Tecnologia e Inovação na Agricultura; Climatologia – Incertezas e Mudanças Climáticas na Agricultura e  Educação como fator de transformação das pessoas e da realidade na Agricultura.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.