Skip directly to content

Famasul lança boletim com dados de inteligência e gestão territorial voltados a produtores da bovinocultura de corte

Sigabov

Famasul lança boletim com dados de inteligência e gestão territorial voltados a produtores da bovinocultura de corte

01/07/2020 - 08:30

Informativo técnico traz mensalmente análises de mercado, estratégia e produtividade no setor.

Disponibilizar informações e análises estratégicas do setor para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e para profissionais que atuam na bovinocultura de corte. Este é o objetivo do Sigabov, ferramenta de inteligência e gestão territorial que compartilha, em boletins técnicos, levantamentos mensais sobre a atividade. A ferramenta inédita foi lançada nesta terça-feira (30), durante a live do Sistema Famasul.

Um boletim completo com análises de dados da pecuária de corte no estado, produtividade, cotações do mercado de reposição por região, relação de troca, custo de produção, editoriais com artigos sobre o setor.

“Com as informações, é possível entender a importância da produtividade no campo, saber qual a melhor região do estado para adquirir animais de reposição, ver quanto será o ágio e quantos quilos o animal precisa ganhar para ter equilíbrio, visando sempre uma melhor rentabilidade na atividade”, explica a analista técnica, Fernanda Oliveira.

As informações são levantadas, sintetizadas e analisadas pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul. Os dados primários são compilados no próprio departamento, e os secundários são de instituições públicas e privadas, de abrangência nacional e estadual, entre elas a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de leiloeiras, corretoras e frigoríficos do estado.

“Acessando o boletim, o produtor conhece melhor o mercado onde atua, terá mais informações sobre a cadeia, social e economicamente falando, e sairá na frente em relação à competitividade do seu negócio”, acrescenta.  

A iniciativa também irá auxiliar na geração de políticas públicas para o setor, o que resultado em fortalecimento e desenvolvimento da pecuária de corte no estado, gerando impacto positivo.

Confira a primeira edição do SIGABOV e também a LIVE do SISTEMA FAMASUL  na íntegra. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque