Skip directly to content

Famasul lança projeto de gestão territorial da pecuária de corte durante Circuito ExpoCorte

Famasul lança projeto de gestão territorial da pecuária de corte durante Circuito ExpoCorte

23/07/2015 - 16:45

A evolução do agronegócio brasileiro exige mais precisão nas informações sobre o setor. Por isso, a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul desenvolveu o projeto ‘Gestão Territorial da Bovinocultura de Corte’, que fornece informações sobre a pecuária de corte tais como sistemas de produção, tecnologias adotadas, índices zootécnicos, qualidade da carne, entre outras. O projeto será apresentado no dia 30 de julho, pelo presidente eleito da Famasul, Maurício Saito, às 16h30. A apresentação faz parte da programação do Circuito ExpoCorte, em Campo Grande, que será no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e começa no dia 29 de julho.

O módulo desenvolvido pelos técnicos da Famasul integra a plataforma do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de MS – SIGA MS e surgiu devido à necessidade de se ter acesso a estudos mais detalhados sobre a dinâmica das atividades agrícolas e suas relações com os demais setores da economia. Além disso, o projeto “Gestão Territorial da Bovinocultura de Corte” vem para melhorar a confiabilidade dos dados, que poderão auxiliar e ser ferramenta na tomada de decisões pela iniciativa privada e na condução de políticas públicas voltadas àbovinocultura de corte.

“Por ter sua economia baseada na agropecuária e nas indústrias de transformação dos produtos originários do campo, o estado do Mato Grosso do Sul precisa de informações especializadas para a organização das cadeias produtivas. Por isso, a necessidade se criar mecanismos confiáveis na compilação de dados para auxiliar os produtores e os órgãos públicos e privados ligados ao setor”, afirma o analista de pecuária de corte da Famasul, Guilherme Alves Monteiro.

Após a apresentação do projeto haverá um painel de discussão sobre “Gestão Territorial da Pecuária de Corte do MS”, às 17 horas, que contará com a participação do secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas; do vice-presidente do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS), Ruy Fachini Filho; do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares e, do presidente eleito da Famasul, Maurício Saito.

“Estamos muito otimistas com a etapa de Campo Grande do evento, pois o engajamento da Famasul é fundamental para o sucesso do Circuito. O lançamento dessa nova ferramenta para o produtor durante o evento demonstra que o Circuito ExpoCorte está cumprindo a sua missão de levar conhecimento, discussão e tecnologia para melhorar toda a cadeia produtiva da carne bovina”, afirma Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte.

Além do workshop, os participantes do evento poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento. Estarão presentes na etapa de Campo Grande Minerva Foods, Zoetis, Phibro, DSM – Tortuga, Dow AgroScienses, Premix, Ouro Fino, Novanis, Nutron, Bellman, Agroceres Multimix, CRI Genética, ABS Pecplan, Romancini, DeltaGen, Rubber Tank, Panucci Pré-Moldados, Macal Nutrição Animal, Nelore York, Embriza Biotecnologia e Rastrovet.

As inscrições para a etapa de Campo Grande estão abertas e podem ser feitas pelo site www.circuitoexpocorte.com.br.

Sobre o Circuito ExpoCorte

A edição de 2015 do Circuito ExpoCorte já teve a etapa de Cuiabá (MT), em março, com a participação de 1.100 pessoas, dentre as quais 90% pecuaristas. Após Campo Grande, nos dias 29 e 30 de julho, o evento será em Uberaba (MG) em 24 e 25 de setembro como parte da programação da Expoinel Nacional; Araguaína (TO) nos dias 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO) em 25 e 26 de novembro.Mais informações www.circuitoexpocorte.com.br ewww.facebook.com/verumeventos

 

Programação Circuito ExpoCorte Campo Grande

29 de julho (quarta-feira)

BLOCO 1 – O AMBIENTE PRODUTIVO

8h – Recepção dos Participantes

9h – Abertura dos Trabalhos

9h40 – Cenário da carne bovina no próximo triênio – José Amaral

10h20 – O que as fazendas mais lucrativas têm em comum?–Antônio Chaker

11h – Apresentaçãodo conceito do boi 7.7.7 – Diede Loureiro

 

BLOCO 2 – 7 @ DA VACA AO DESMAME

14h – Genética: Onde tudo começa – Daniel Carvalho

14h30 – Nutrição fetal: O futuro do seu bezerro – Pedro Veiga

16h – Performance reprodutiva – José Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha)

16h30 – Melhorando o peso ao desmame – Fabiano Alvim

17h – Case – Jussara da Silva Gomes Negrão

17h20 – Bate-papo com os Palestrantes

 

30 de julho (quinta-feira)

BLOCO 3 – 7@ DO DESMAME AO BOI MAGRO

8h – Projeto ABC Cerrado – Igor Origenes Moreira Borges

8h30 – ILP no sistema 7.7.7 – Roberto Giolo

9h – Cuidados na desmama e recebimento de animais – Diede Loureiro

9h30 – Produção a pasto e Sistemas Integrados – Bons tratos culturais e Alta produtividade – Wagner Pires

10h30 – Eficiência de pastejo e suas interações com suplementos – João Dorea

11h – Protocolo de suplementação – Gustavo Siqueira

11h30 – Bate-papo com os Palestrantes

 

BLOCO 4 – 7@ DO BOI MAGRO AO BOI GORDO

14h – Terminação a pasto – Flavio Dutra

14h30 – Peso ou acabamento? – Flavio Dutra

15h – Case Engorda – Antônio João de Almeida

15h20 – Bate-papo com os Palestrantes

16h30 – Projeto: Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de MS – SIGA MS –Maurício Saito

16h45 – Ações do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS – Ruy Fachini Filho

17 h – Painel Gestão Territorial da Pecuária de Corte do MS

Debate Final

Mediador: Jorge Zaidan

Famasul: Maurício Saito

Secretário de Produção e Agricultura Familiar: Fernando Mendes Lamas

GTPS: Ruy Fachini Filho

Embrapa Gado de Corte: Cleber Soares

 

Fonte: Attualle Comunicação / Famasul