Skip directly to content

Famasul participa da expedição ‘Caminhos da Cana’

Famasul participa da expedição ‘Caminhos da Cana’

05/11/2015 - 15:00

A cana-de-açúcar é um forte expoente agrícola em Mato Grosso do Sul, sendo o terceiro setor que mais emprega, gerando 30 mil empregos diretos, segundo estimativas da Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de MS.  Para disseminar informações sobre o setor sucroenergético e alavancar o desenvolvimento do segmento no Estado, Dourados sediou a expedição ‘Caminhos da Cana’ , na última quarta-feira (04).

O diretor tesoureiro da Federação, Luis Alberto Moraes Novaes, participou do evento e destacou a importância do segmento para o agronegócio sul-mato-grossense. “A expedição traz o mapeamento não apenas de Mato Grosso do Sul, mas dos outros Estados produtores de cana-de-açúcar do Brasil. Com isso, conseguiremos levantar quais são as dificuldades do setor que, devido ao controle de mercado sofrido nos últimos anos, perdeu a competitividade e, apenas agora, está em momento de recuperação”, salienta Moraes, que é também presidente da Fundação MS.

O evento contou com a palestra do professor titular da USP – Universidade de São Paulo, Marcos Favas Neves, que é comandante da expedição e sócio do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia). Favas apresentou dados da pesquisa realizada pela Markestrat, que mapeou e quantificou o setor sucroenergético na safra 2013/14 revelou números impressionantes do setor tais como o PIB setorial estimado em US$ 107,72 bi, a geração de 613 mil empregos diretos e a arrecadação de US$ 8,52 bi em impostos agregados.

De acordo com os dados da Biosul, a produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul ocupa a quarta posição no ranking nacional no que se refere à moagem de cana-de-açúcar. Quando o assunto é produção de açúcar, o Estado ocupa o quinto lugar. Segundo as informações da associação, o Estado é o quarto maior produtor nacional de etanol.

A expedição, que conta com o apoio da Biosul, Famasul, Sulcanas, Bayer, Case e Embrapa, tem como finalidade principal melhorar a competitividade do setor sucroenergético e, além disso, realizar uma pesquisa com os produtores dos municípios visitados. O diretor tesoureiro da Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, ganhou do professor Fava Neves, os livros ‘Caminhos da Cana’ e ‘A arte de criar planejamento e compartilhar valor’.

Na foto: Luis Alberto Moraes Novaes, professor Marcos Fava Neves e o presidente da Biosul, Roberto Hollanda (arquivo pessoal)