Famasul participa de agenda com produtores rurais da região Norte
Famasul participa de agenda com produtores rurais da região Norte
Ouvir a demanda dos produtores rurais para estabelecer maior união do setor e aumentar o desenvolvimento da região Norte. Foi com este objetivo que o presidente da Famasul- Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito e a diretora secretária da instituição, Terezinha Cândido, participaram de uma agenda intensa em Coxim/MS, nesta terça-feira (15).
No período matutino, os dirigentes da federação participaram de uma reunião com representantes de dez sindicatos rurais da região para tratar dos principais assuntos do setor, entre eles, o ITR – Imposto Territorial Rural e a atual insegurança jurídica do setor, diante das invasões indígenas no Estado.
Na sede do Sebrae, em Coxim, lideranças políticas e rurais participaram da abertura da Rota do Desenvolvimento, evento promovido pela instituição e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, entre outras instituições. Durante o evento, no auditório lotado, o Governador de MS, Reinaldo Azambuja, destacou a importância do setor produtivo para o desenvolvimento do Estado. “Apesar da crise, Mato Grosso do Sul vai fechar 2015 com crescimento, graças a um setor produtivo pujante”. Participaram também do evento, o prefeito de Coxim, Aloísio São José, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o deputado estadual, Junior Mochi, entre outras lideranças políticas.
Durante a abertura da Rota do Desenvolvimento, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, salientou a importância dos produtores da região para o desenvolvimento do Estado. “Eventos como este, realizado com apoio do Sistema S, tem como objetivo estabelecer uma atuação forte junto aos pequenos empreendedores, seja da área urbana ou rural”.
Mauricio Saito entregou ao Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, uma lista com as demandas do setor na região. “Entre os temas apresentados estão a necessidade de pontes de concreto em Coxim e o desenvolvimento da malha viária da região norte”.
Após o evento, a diretoria da Famasul, juntamente com o assessor jurídico da instituição, Carlo Daniel Coldibelli, reuniram-se com os presidentes dos sindicatos rurais: de Bandeirantes, João Nelson Lyrio, Rio Negro, Niuto Pereira de Souza, Sonora, Deuzimar Alves de Oliveira, Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini, Rio Verde,Niuto Pereira de Souza, Jaraguari, Durval Ferreira Filho, assim como da diretoria de Coxim, para tirar dúvidas sobre o ITR 2015. “A principal orientação é que a declaração seja feita baseada nas orientações de um profissional habilitado”, destacou Coldibelli.
Para o presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, João Nelson Lírio, o encontro foi produtivo e vai auxiliar nas orientações que serão repassadas aos produtores de cada município. “A reunião serviu para mostrar que nós, da região Norte, estamos unidos e juntos da Famasul”. Também participaram da reunião os diretores do Sindicato Rural de Coxim, Luiz Antônio Paro Júnior e Durvalino Ferreira e o diretor da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Roger Introvini.