Skip directly to content

Famasul participa de homenagem ao trabalho da polícia no combate ao furto de gado em MS

Famasul participa de homenagem ao trabalho da polícia no combate ao furto de gado em MS

19/06/2015 - 14:15

Desde o início do ano, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Garras – Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros, desmantelou três quadrilhas, prendeu 30 pessoas envolvidas em furtos de gado e recuperou cerca de 500 animais em várias regiões do Estado.

O combate ao abigeato é uma reivindicação recorrente dos produtores rurais. Para reconhecer o trabalho das polícias civil e militar do Estado no combate ao crime, o Sindicato Rural de Campo Grande realizou uma noite de homenagens na sexta-feira (19). “A força tarefa desenvolvida pelas Polícias Civil e Militar respondeu a uma necessidade antiga dos produtores que é combater o roubo de gado nas propriedades do Estado. Por isso, a homenagem feita pelo sindicato rural é o reconhecimento de um trabalho prestado não só ao produtor, mas a toda sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Nilton Pickler, durante o evento.

O crime de abigeato envolve furtos de animais no campo. O trabalho que culminou com a prisão das quadrilhas é conduzido pelo delegado adjunto, Fabio Peró. “Nossa equipe fez um trabalho apurado de investigação e tivemos êxito em localizar e prender os assaltantes. Além disso, adicionamos no Sigo – Sistema Integrado de Gestão Operacional um sistema que monitora os boletins de ocorrências e revela em quais regiões são registrados este tipo de crime”, relatou. Entre os reconhecidos, o delegado Edilson dos Santos Silva, que recebeu a homenagem do presidente da Famasul, Nilton Pickler.

O anfitrião da cerimônia, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Vianna Stuhrk, considerou que a homenagem foi uma retribuição justa aos policiais que se empenharam em esclarecer um problema considerado grave para o setor rural. “Nosso agradecimento é uma resposta a atitude destes profissionais que conseguiram esclarecer crimes e ainda recuperar animais de qualidade. Nós, como produtores, desempenhamos aqui o papel da sociedade em agradecer e aproveitamos para nos colocar à disposição da polícia e juntos, lutarmos pelo bem da coletividade”, finalizou.

Para o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, a iniciativa do sindicato rural é importante por reconhecer o trabalho das forças policiais que demonstraram eficiência e comprometimento com o setor. “O apoio das polícias Civil e Militar foi essencial para resolver um problema de insegurança jurídica e por isso, estamos aqui para demonstrar nosso reconhecimento e gratidão”, pontuou.

Na avaliação do Coronel da Polícia Militar de MS, Alírio Villansanti Romero, o resultado das operações no combate ao furto de gado foi possível pela sinergia existente entre a classe produtora e as corporações. “Acreditamos que a colaboração entre produtores rurais e a polícia militar e civil foi determinante para interromper as ações criminosas e oferecer tranquilidade a esta classe que possui importância fundamental para a sociedade sul-mato-grossense”, declarou.

O delegado geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, reforçou a satisfação de receber a honraria e parabenizou todos os envolvidos. “Estamos muito orgulhosos de estar aqui recebendo agradecimento dos presentes, pois os elogios sempre são menores do que as críticas. Quero lembrar também o papel de destaque dos nossos investigadores que muito contribuíram para elucidação dos crimes”, acrescentou.