Skip directly to content

Famasul participa do lançamento da 1ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em MS

Famasul participa do lançamento da 1ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em MS

13/05/2021 - 10:45

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou, na manhã desta quinta-feira (13), do lançamento da 1ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, desenvolvida pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul, o chamado ‘Comitê do Fogo’. 

Essa é a primeira campanha criada pelo Comitê do Fogo, que tem como integrantes, além do Sistema Famasul, o Ibama, Semagro, DNIT, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Embrapa, WWF, SOS Pantanal, Reflore e, mais recentemente, Biosul e Ministério Público Estadual.

“O Sistema Famasul vem atuando de forma muito direta junto aos produtores rurais de todo o estado na prevenção e combate de incêndios florestais. Temos diversas parcerias com o Governo de MS, Corpo de Bombeiros e Reflore/MS, seja na atualização anual de instrutores do Senar/MS, na co-realização de campanhas de prevenção e combate aos incêndios, seja na oferta de capacitações às populações rurais”, explica Saito. 

Entre as capacitações oferecidas gratuitamente pelo Senar/MS estão a ‘Coordenador de Brigada de Incêndios em Áreas Rurais’ e a de ‘Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais’. 

O presidente da Famasul também destacou o programa ‘Viva Pantanal’. “É fundamental unificar as ações e metodologias de prevenção e combate para que se possa evitar e ter respostas mais rápidas às ocorrências no Pantanal. Por isso a importância de se desenvolver ações educativas dentro das propriedades”. 
 
Durante a abertura, o secretário Jaime, da Semagro, ressaltou a iniciativa ‘Pantanal sem Cinzas’. “Nesta campanha podemos mostrar tudo que já foi planejado, as ações que já estão certas, isso é um ganho em relação aos outros anos. Estamos trabalhando para que a metodologia do manejo integrado seja efetivamente aplicada no estado, publicamos decreto de emergência e fizemos estruturações com novas aquisições e investimentos para atender a ação coordenada por parte do Governo e os entes envolvidos". 

O presidente do ‘Comitê do Fogo’, Fábio Catarinelli, explicou sobre a amplitude deste colegiado e a importância das ações para o estado.  “A finalidade é promover o monitoramento, a gestão, prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. As instituições que estão aqui hoje fazem parte deste grupo que tem como estratégia inicial instalar comitês municipais a exemplo do que já acontece em Campo Grande, Corumbá e da região de Bodoquena. Entre outras tantas ações, estamos trabalhando em um plano de contingência a nível estadual com o apoio da embaixada americana”, ressalta.

A cerimônia virtual foi conduzida pelo presidente do Comitê do Fogo, ten. coronel Fábio Catarinelli, que é coordenador estadual da Defesa Civil; com participação do coronel Hugo Djan Leite (Corpo de Bombeiros), Alexandre Pereira (Ibama), Balbina Soriano (Embrapa) e Julia Book (WWF).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel e Ellen Albuquerque