Skip directly to content

Famasul participa do Seminário de Recursos Hídricos em Campo Grande

Famasul participa do Seminário de Recursos Hídricos em Campo Grande

19/09/2019 - 17:00

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou na manhã desta quinta-feira (19) da abertura do Seminário de Recursos Hídricos que foi realizado no TCE (Tribunal de Contas do Estado). O evento é promovido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Escoex (Escola Superior de Controle Externo do TCE/MS) em parceria com o Governo do Estado.

Para Bertoni, o seminário representa uma importante maneira de gerir o uso sustentável da água. “Há uma forte atuação do Sistema Famasul, se utilizando de conhecimento, inovação e tecnologia, fazer chegar ao produtor rural as melhores técnicas e ferramentas para a correta utilização dos recursos naturais. Por meio de programas de Assistência Técnica e Gerencial, cursos e palestras, nós buscamos difundir essas práticas contemplando os aspectos sociais, ambientais e econômicos, base do desenvolvimento sustentável preconizado pelo setor produtivo”.

O secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, enfatizou o programa Soja Plus, que é uma ação do Sistema Famasul em parceria com a Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja). “É uma iniciativa que destaca práticas sustentáveis na produção de grãos. E quando falamos nisso, obviamente estamos tangenciando aspectos de cuidados com a água, com a preservação de nascentes, com a preservação de matas e uma série de outras derivações que a prática de sustentabilidade impõe”.

O evento também conta com o 1º Ciclo de Palestras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda com palestras expositivas dos temas sobre recursos hídricos. As analistas-técnicas do Sistema Famasul, Ana Beatriz Paiva Sá Earp de Melo e Daniele Coelho Marques também estiveram presentes no seminário que reuniu diversos representas dos poderes municipal e estadual, além de membros da sociedade civil.

Também participaram do evento, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves; o Chefe da Assessoria de Projetos Estratégicos, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes; o diretor-presidente do Imasul, André Borges de Araújo; o diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade; o vereador de Campo Grande, Eduardo Romero, que também é coordenador nacional da Frente Parlamentar Ambientalista e o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Renato Câmara.

Além do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema, Sidney Ambrósio Tambosi; pelo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Breno Esteves Lasmar e o presidente do Comitê de Bacia dos Rios Santana e Aporé, Paulo Sérgio Gomes, secretários e técnicos de meio ambiente de diversos municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis