Skip directly to content

Famasul percorre 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai em sobrevoo com ANA

Famasul percorre 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai em sobrevoo com ANA

04/01/2016 - 17:30

A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS está entre as instituições que elaboram o PRH – Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai, em parceria com a ANA – Agência Nacional das Águas, Governo do Estado de MS e Governo do Estado de Mato Grosso.

O esforço em conjunto irá resultar no estudo preliminar que deve ser concluído até março de 2016 e será subsídio para o estabelecimento de ações estaduais e federais a curto, médio e longo prazo. A intenção é promover a conservação da Bacia do Rio Paraguai e pontuar soluções para o assoreamento e recuperação do Rio Taquari.

No trabalho, a Famasul é representada consultora técnica, Daniele Coelho, membro do Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (GAP) e integrante do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA).

A última atividade da equipe aconteceu em dezembro e foi um sobrevoo na região pantaneira de MS para levantar dados e realização de registro fotográfico dos rios da Bacia do Pantanal e principalmente do assoreamento do Rio Taquari.

Além da Famasul, participaram do sobrevoo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de MS (Imasul), Jaime Elias Verruck; a diretora da ANA, Gisela Forattini; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimorae; a Secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cristina Barros; e o especialista em Recursos Hídricos e navegador, Thiago Henriques Fontenelle.

No sobrevoo foram percorridos, aproximadamente, 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai, passando pelos rios Aquidauana, Miranda, Negro, Paraguai e chegando aos rios Taquari e Coxim.

Com informações e imagens do site Imasul.