Famasul percorre 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai em sobrevoo com ANA
Famasul percorre 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai em sobrevoo com ANA
A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS está entre as instituições que elaboram o PRH – Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai, em parceria com a ANA – Agência Nacional das Águas, Governo do Estado de MS e Governo do Estado de Mato Grosso.
O esforço em conjunto irá resultar no estudo preliminar que deve ser concluído até março de 2016 e será subsídio para o estabelecimento de ações estaduais e federais a curto, médio e longo prazo. A intenção é promover a conservação da Bacia do Rio Paraguai e pontuar soluções para o assoreamento e recuperação do Rio Taquari.
No trabalho, a Famasul é representada consultora técnica, Daniele Coelho, membro do Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (GAP) e integrante do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA).
A última atividade da equipe aconteceu em dezembro e foi um sobrevoo na região pantaneira de MS para levantar dados e realização de registro fotográfico dos rios da Bacia do Pantanal e principalmente do assoreamento do Rio Taquari.
Além da Famasul, participaram do sobrevoo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de MS (Imasul), Jaime Elias Verruck; a diretora da ANA, Gisela Forattini; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimorae; a Secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cristina Barros; e o especialista em Recursos Hídricos e navegador, Thiago Henriques Fontenelle.
No sobrevoo foram percorridos, aproximadamente, 1.200 quilômetros pela Bacia do Rio Paraguai, passando pelos rios Aquidauana, Miranda, Negro, Paraguai e chegando aos rios Taquari e Coxim.
Com informações e imagens do site Imasul.