Skip directly to content

Famasul recebe embaixador do Japão para fortalecer parceria na avicultura

INTERNACIONAL

Famasul recebe embaixador do Japão para fortalecer parceria na avicultura

Principal destino da carne de frango de MS, o país asiático enviou Teiji Hayashi para conhecer o setor e trocar experiências
26/09/2025 - 15:45

(Foto: João Carlos Castro)

O Japão, hoje principal destino da carne de frango produzida em Mato Grosso do Sul, deu mais um passo para estreitar a relação com o estado. O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, e o secretário da embaixada, Yamauchi So, estiveram na sede da Famasul, nesta sexta-feira (26), para conhecer de perto a estrutura da avicultura sul-mato-grossense e o funcionamento da Casa Rural e Senar/MS.

“Esse diálogo direto com um dos nossos principais compradores é fundamental para que possamos ampliar oportunidades e reforçar a confiança que já existe”, avaliou José Pádua, gerente técnico do Senar/MS, que representou o Sistema Famasul no encontro.

De janeiro a julho deste ano, o estado exportou 104,3 mil toneladas de carne de frango in natura, que renderam US$ 222 milhões. Desse total, 19,5 mil toneladas foram adquiridas pelo Japão, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. A confiança do mercado japonês está ligada à qualidade, sanidade e rastreabilidade do produto, atributos que colocam Mato Grosso do Sul como um dos polos mais confiáveis do país.


(Foto: João Carlos Castro)

A reunião contou com a presença da Avimasul, entidade representativa da avicultura industrial. Durante o encontro, os visitantes conheceram como funciona o modelo de produção integrado adotado em 100% das granjas do estado, que garante padronização, eficiência, acompanhamento veterinário e fornecimento contínuo à indústria.

Com um rebanho superior a 34 milhões de aves e cinco grandes indústrias atuando na cadeia, Mato Grosso do Sul vem consolidando a imagem de um estado moderno, seguro e alinhado às exigências internacionais. Para as lideranças do setor, a visita japonesa é um reconhecimento desse trabalho e abre espaço para novos negócios e intercâmbio tecnológico.

O encontro também foi visto como estratégico por Francieli Corneli, presidente da Avimasul. “Ao mostrar os dados com nossos processos e protocolos, reforçamos ao Japão que estamos preparados para atender às suas demandas com qualidade e segurança”.

Com a agenda, Mato Grosso do Sul reforça não apenas sua presença no mercado japonês, mas também a importância de parcerias internacionais para manter a avicultura competitiva e sustentável.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Michael Franco