Skip directly to content

Famasul recebe Governo de MS para discutir aplicação do Fundersul com setor produtivo

Famasul recebe Governo de MS para discutir aplicação do Fundersul com setor produtivo

12/09/2016 - 09:30

A destinação dos recursos do Fundersul – Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul e as alterações aprovadas na Assembleia Legislativa, na semana passada, foram apresentadas em uma reunião, realizada nesta segunda-feira (12), na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com lideranças rurais e representantes do Governo do Estado de MS.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o encontro oportunizou aos produtores a apresentação das demandas do setor ao Poder Executivo e trouxe considerações relevantes, por parte do governo do Estado.

“Fizemos esse convite ao Governo de Mato Grosso do Sul porque entendemos a importância de não haver desvio de finalidade de recurso. Além disso, entendemos que o diálogo é fundamental para que todas as ações caminhem rumo ao desenvolvimento da agropecuária. O detalhamento desse tributo precisa ser acessível e transparente para todos”.

Para o secretário estadual de Habitação e Infraestrutura, Marcelo Miglioli, as mudanças não fogem da destinação inicial do Fundersul. “O que mudou é a possibilidade de estruturar o projeto, afinal, como se faz um investimento sem isso? A segunda mudança, de caráter estrutural, foi a inclusão de drenagem. O restante é de natureza administrativa”, pontuou.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, afirmou que o Projeto de Lei mantem a finalidade essencial de aplicar o Fundo em melhorias para escoamento da produção agropecuária. Reforçou, também, que a possibilidade de uso do Fundersul na área urbana foi aprovada ainda em 2013.

Na reunião, os representantes do Governo do Estado fizeram uma prestação de contas das aplicações do fundo e informaram que os números do Fundersul poderão ser disponibilizados para o acompanhamento do setor produtivo, com a intenção de demonstrar que não haverá desvio de finalidade do recurso.

Participaram do encontro o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto; o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; o presidente da Associação Novilho Precoce, Nedson Rodrigues, junto com o vice-presidente, Alexandre Scaff, e os diretores Rafael Ruzzon e Carlos Baldasso.

A reunião teve a participação, ainda, do representante da Sociedade Sul-mato-grossense dos Médicos Veterinários, Marcelo Rener Real; do presidente do Movimento Nacional de Produtores, Rafael Gratão; e dos diretores do Sindicato Rural de Campo Grande, Thiago Arantez, Antonio de Moraes Ribeiro Neto, Wilson Igi, Alessando Oliva Coelho e Pedro Junqueira Netto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito e Carla Gavilan