Famasul toma posse na Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água
Famasul toma posse na Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água
O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, tomou posse como membro titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, em reunião realizada nessa quinta-feira (27) na sede da Semagro - Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
A Câmara tem como atribuição principal a emissão de pareceres e de recomendações técnicas acerca do Projeto Técnico de Manejo e de Conservação de Solo e Água. O grupo é composto por representantes da Semagro, Agraer, Imasul, Agesul, Famasul, Fundação MS, Embrapa, Prefeitura Municipal de Jardim, Prefeitura Municipal de Bonito. O secretário da Semagro, Jaime Verruck, prestigiou a cerimônia de posse.
Bertoni destaca a relevância do tema e da atuação do agro em prol da preservação dos recursos hídricos. “O produtor rural sul-mato-grossense é um exemplo quando o assunto é sustentabilidade, atuando há décadas associando a produção agrícola e pecuária à preservação do meio ambiente. Com isso, temos muito a contribuir com essa Câmara na representatividade dos direitos dos empresários do agro”.
O produtor rural e ex-presidente da Famasul, Leôncio Brito, é membro suplente pela Federação. “A Câmara tem uma importância muito ampla, para toda a sociedade. Solo e Água são fundamentais vetores do alimento, sem eles, não adiantam tecnologia, boa vontade e nem mesmo recursos financeiros. Uma decisão desse nível pode nortear o futuro da agropecuária sul-mato-grossense”. A analista técnica do Sistema Famasul, Ana Beatriz Paiva Sá Earp de Melo, participou do evento.
O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, apresentou as ações suplementares de apoio estadual e municipal, entre elas a intensificação da atuação do Programa Soja Plus nas regiões de Jardim e Bonito. Além disso, Beretta mostrou aos representantes das entidades da Câmara um cronograma de atividades para curto, médio e longo prazo. “Entre as metas para 36 meses está a criação de um selo de origem de produção sustentável dos municípios”.
O desembargador Alexandre Bastos participou da reunião e da posse da Câmara, destacando a importância da heterogeneidade do grupo formado por instituições públicas e representativas.
Os membros titulares e suplentes indicados, para exercer o mandato por 2 (dois) anos, a contar de 01 de abril de 2019, com a finalidade de emitir pareceres e recomendações técnicas acerca do Projeto Técnico de Manejo e de Conservação de Solo e Água.
Confira abaixo a composição da Câmara Técnica:
SEMAGRO
Titular: Rogério Thomitão Beretta
Suplente: Fernando Luiz Nascimento
AGRAER
Titular: Paulo Sergio Gimenes
Suplente: Francisco Marcondes de Almeida
IMASUL
Titular: Daniel Baêta de Assis
Suplente: Marcelo Brasil do Brasil
AGESUL
Titular: Pedro Celso de Oliveira Fernandes
Suplente: Mayra de Oliveira Ribera
FAMASUL
Titular: Marcelo Bertoni
Suplente: Leôncio de Souza Brito Filho
Fundação MS
Titular: Luciano Muzzi Mendes
Suplente: Alex Marcel Melotto
EMBRAPA
Titular: Júlio Cesar Saltono
Suplente: Danilton Luiz Flumignan
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM
Titular: Antônio Carlos Santana Piazer
Suplente: Olavo Antonio de Oliveira Junior
PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO
Titular: Edmundo Publio Dineli da Costa Júnior
Suplente: Juarez Silva Santos
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito