“Nosso evento completa o terceiro ano aqui em Coxim e a participação de todos vocês, produtores e parceiros comprova o potencial produtivo da região”. A afirmação foi feita pela diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido durante abertura da 3ª edição da Feira do Agronegócio de Coxim e da Região Norte, nesta sexta-feira (8), no parque de exposições Carlos Simão Introvini.
Cerca de 400 pessoas participaram do evento que termina no dia 9 de julho e que contou com programação variada de informações sobre produção leiteira, fruticultura e piscicultura. O destaque ficou por conta das caravanas que totalizaram nove localidades e 270 inscritos nos dias de campo dos programas Mais Leite e Hortifruti Legal do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural: Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Camapuã, Figueirão e Alcinópolis.
Segundo Terezinha, a feira do agronegócio é resultado de um projeto idealizado com intuito de promover o desenvolvimento agropecuário e a integração dos municípios que compõem a região norte de Mato Grosso do Sul. “Colocar em prática esta proposta foi um grande desafio, mas, a união das lideranças sindicais é reforçada a cada ano, com a participação dos expositores, produtores rurais e comunidade que visitam o evento”, argumentou.
O diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan destacou que a atuação do Senar/MS reúne elementos necessários ao crescimento dos municípios, ao oferecer capacitação profissional e assistência técnica focada na vocação econômica da região. “Temos números que comprovam o comprometimento dos produtores em aprimorar suas atividades, tanto na realização de cursos quanto nas duas turmas de alunos do curso técnico em Agronegócio. Além disso, o dia de campo integrará informações de leite, fruticultura e piscicultura oferecendo um diferencial a mais aos interessados em diversificar a renda em suas propriedades”, pontuou.
O secretário da Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas representou o governador do Estado na cerimônia de lançamento da Feira do Agronegócio de Coxim e da Região Norte e elencou as aptidões produtivas da região. “Verifico aqui um potencial que vai além da pecuária de corte, como o leite e a fruticultura por exemplo. Um dos exemplos que posso citar é o caju, uma fruta nobre e com boa diversidade de processamento e geração de renda”.
Lamas lembrou ainda que Coxim possui uma forte base de conhecimento e pesquisa, pelo número de instituições de ensino públicas federais e estaduais. “O município conta com unidades da UFMS, IFMS e UEMS e isso só vem reafirmar a potencialidade em formar mão de obra qualificada, uma das demandas mais solicitadas pelo setor rural. A estratégia da atual administração é buscar alternativas que melhorem a produção de carne e grãos, recuperando áreas degradadas, com foco na sustentabilidade e melhoria nas condições de vida da população”, concluiu.
O representante do executivo municipal, Aluísio São José observou que a feira atende a necessidade do setor agropecuário local ao apresentar tecnologia, conhecimento e desenvolvimento. “O evento oferece informações que são essenciais para a principal atividade econômica do nosso município. Além disso, temos o apoio do Senar/MS que propicia alternativas de crescimento e profissionalização para a agricultura familiar”, ponderou.