Skip directly to content

Feira do Peixe e Vitrine em Piscicultura destacam importância da cadeia produtiva

Feira do Peixe e Vitrine em Piscicultura destacam importância da cadeia produtiva

07/10/2019 - 17:30

Em Fátima do Sul produtores atendidos pelo programa de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) na piscicultura puderam comercializar as espécies de pintado e patinga na 2ª Feira do Peixe, promovida pelo Senar/MS e o sindicato rural. A iniciativa ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro.

Segundo a agente de comercialização, Alana Chaves, o objetivo da ação é de auxiliar os piscicultores a venderem suas mercadorias. “A feira veio para ajudar o pequeno produtor que não tenha uma comercialização formal, para que seja um meio de poder escoar o seu produto”.

Durante o evento foram vendidos mais de 200 quilos de peixe para os moradores da região. “A receptividade da população é sempre muito positiva, nós temos percebido que o público prefere comprar o pescado direto do produtor, principalmente pela qualidade e, por ser uma mercadoria fresquinha com um preço mais acessível do que pode se encontrar nos mercados, sabendo a procedência ainda mais com o auxílio da Assistência Técnica e Gerencial, com isso há um produto de melhor qualidade”, explica, Alana.

Durante a ação cerca de 150 pessoas passaram pelo local, entre eles o presidente do sindicato rural de Fátima do Sul, Dário Antonio Gomes Silva. Também participaram o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial em piscicultura, André Luiz Nunes e o técnico de campo, César Sales.

Em setembro o Senar/MS realizou em Nioaque a primeira da vitrine na cadeia produtiva da piscicultura. A Assistência Técnica e Gerencial completa 5 anos de implantação no estado em 2019. Atualmente, beneficia 78 produtores de nove municípios. A área de lâmina de água atendida é de aproximadamente 20 hectares. O coordenador do programa, André Luiz Nunes, detalha que a iniciativa contempla as seguintes ações: manejos produtivos, manejos de qualidade de água, auxílios em tomadas de decisões de compras e vendas de animais e insumos, planejamento de produção, escalonamento da safra, determinação de espécies ideais para o cultivo local, acompanhamento gerencial com foco no controle de custos e formação de preço de peixe.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis