Skip directly to content

Florestas Plantadas: ATeG do Senar/MS leva gestão e aprimora indicadores com empresa rural sustentável

Florestas Plantadas: ATeG do Senar/MS leva gestão e aprimora indicadores com empresa rural sustentável

31/07/2019 - 17:30

Modelo de consultoria estabelece metodologias diferentes para cada fase da cultura

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (ATeG), na cadeia de Florestas Plantadas oferece aos heveicultores do estado, metodologias específicas para cada fase da cultura. Os atendimentos acontecem em quatro momento diferentes Implantação, que é no primeiro ano da árvore; a Condução, até o 6º ano e Extração do Seringal, a partir do 7º ano.

“Na prática, com a consultoria, realizamos a análise de solo conhecer a capacidade em suprir os nutrientes necessários para a árvore e também para recomendações de insumos mais eficientes. Os técnicos também auxiliam na execução dos tratos culturais, dão instrução para boas práticas de sangria, auxilia os produtores na tomada de decisão. Com gestão e outras mudanças propostas. A propriedade passa a ser uma empresa rural sustentável além de aprimorar indicadores”, explica coordenador do Departamento de ATeG, Nivaldo Passos.

A técnica de campo da ATeG em Florestas Plantadas, Daniela Sabino, que também é engenhaiera florestal, explica sobre o primeiro contato com os heveicultores. “Identificamos o perfil do produtor que tem diferentes prioridades. Temos um questionário produtivo com uma série de perguntas relacionadas ao plantio dele, o tipo de clone, e detalhes que vão ajudar na definição das orientações. O Senar/MS atua em um momento de grande expansão para o setor florestal”.

Com a entrada do técnico ao lado do produtor rural, a primeira ação é para levantar um diagnóstico da propriedade. “A iniciativa compreende ainda a elaboração de um projeto com alternativas de inovação tecnológica, orientações para gestão, atividades produtivas, implantação de protocolos para aprimorar indicadores, bem como incentivar que produtores e colaboradores busquem por conhecimento a partir das capacitações para os produtores e colaboradores que atuam na área.

Atualmente o programa atende 69 produtores do estado dos municípios de Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba. As propriedades atendidas possuem em média 50 hectares destinados a atividade de seringueira e, em média, 500 árvores por hectare.

No portfólio de Florestas Plantadas do Senar/MS está disponível cursos de Formação Profissional Rural nas áreas de prevenção e combate incêndios florestais, controle de formigas cortadeiras, relações interpessoais, entre outros.

A metodologia foi desenvolvida em parceria com a Aprobat – Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado e Região e o Sindicato Rural do município.

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre as capacitações? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Conheça a editoria Mercado Agropecuário aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque