Skip directly to content

Frente Parlamentar, Famasul e OCB/MS lançam Agenda Legislativa do Agro e Cooperativismo

Frente Parlamentar, Famasul e OCB/MS lançam Agenda Legislativa do Agro e Cooperativismo

19/06/2015 - 14:15

Na força do agronegócio e no suporte das cooperativas, o Brasil tem dois pilares fundamentais para seu crescimento. A afirmação é do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, para definir a relevância da Agenda Legislativa da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo, que será lançada nesta segunda-feira (22), às 14h, na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Este documento, elaborado pela Frente Parlamentar Estadual, em parceria com o Sistema Famasul e pela OCB/MS – Organização das Cooperativas do Brasil, apresenta normativas e ações a serem implementadas pela Frente e as próprias instituições no âmbito do agronegócio e cooperativismo estaduais.

“Na associação dos representantes dos dois setores em uma Frente, a interação gera sinergia em torno de interesses que são coletivos e que trazem coesão social e desenvolvimento”, ressalta Pickler. O presidente da Famasul destaca a relevância do papel do trabalho desenvolvido pela Frente no setor rural.  “Confiamos na Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo como mecanismo aglutinador, por concentrar representantes ligados a dois vetores que, somados, multiplicam resultados: a agropecuária e o cooperativismo”.

De acordo com as informações da OCB/MS, Mato Grosso do Sul é um dos estados que se destaca no número de parlamentares que representam o setor cooperativista. Em 2015, a Frente inicia a Legislatura com 14 integrantes, dentre os 24 deputados estaduais.

Segundo o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a participação política dos indivíduos na sociedade global apresenta-se como um caminho, uma das principais vias alternativas, para o alcance da inserção social e da diminuição das desigualdades econômicas reveladas pela globalização.  “O Sistema OCB/MS vem cumprindo sua missão de ser o guardião do ideário cooperativista, de promover e fomentar a cultura e doutrina da cooperação, representando institucionalmente todos os empreendimentos cooperativos, seus quase 6 mil empregados e mais de 170 mil cooperados, contribuindo de forma decisiva na promoção do desenvolvimento social, econômico e financeiro de Mato Grosso do Sul”, afirma Régis.

A frente parlamentar é coordenada pelo deputado estadual Rinaldo Modesto do PSDB, sub-coordenada por Zé Teixeira do DEM e tem como membros Amarildo Cruz do PT, Beto Pereira do PDT, Eduardo Rocha do PMDB, Felipe Orro do PDT, Flávio Kayatt do PSDB, Junior Mochido PMDB, Lídio Lopes do PEN, Mara Caseiro do PTdoB, Marcio Fernandes do PTdoB, Maurício Picarellido PMDB, Paulo Corrêa do PR e Renato Câmara do PMDB.