Skip directly to content

Fundação MS orienta produtores sobre ciclo 2014/15 do milho safrinha

Fundação MS orienta produtores sobre ciclo 2014/15 do milho safrinha

06/07/2015 - 17:00

A parceria entre a Fundação MS e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possibilitou a realização dos ‘Dias de Campo Safrinha 2015’, em seis municípios de Mato Grosso do Sul levando a 436 participantes informações técnicas e orientações sobre a safra do milho safrinha, compreendendo todo o sistema de manejo (do plantio a colheita).

Os encontros foram realizados nos municípios de Maracaju, Sidrolândia, Bonito, São Gabriel do Oeste, Naviraí e Amambai e atenderam um público variado, formado por produtores rurais, profissionais da agricultura e estudantes do setor. Na avaliação do pesquisador e engenheiro agrônomo da Fundação, André Lourenção, os dias de campo atingiram o objetivo de atender a comunidade e esclarecer dúvidas pontuais da safra. “Por ser um evento técnico, mais direcionado ao manejo, acredito que os participantes tiveram um melhor aproveitamento e acesso aos resultados dos ensaios realizados com mais de 50 tipos de híbridos de milho”, detalha.

 

Mais de 50 variedades de milho foram apresentadas. Entre as opções, estão cultivares que apresentam bom potencial produtivo, estabilidade e tolerância a doenças foliares, além de se adaptarem positivamente ao solo de determinadas regiões do Estado. Híbridos de ciclo superprecoce, precoce e semiprecoce também fazem parte das recomendações. Alguns obtiveram destaque pelo elevado grau de produção, florescimento e colheita antecipada, com boa resposta ao manejo de fungicidas.

Lourenção revela que a colheita da safra atual pode superar as projeções iniciais do ciclo 2014/15 e um dos principais fatores foi o clima. “Desenvolvemos algumas sementes com potencialidade de até 150 sacas por hectare. Além do manejo correto, é importante destacarmos que as chuvas deste ano foram maiores e não há previsão de geada, o que beneficia o aumento da produtividade”, acrescenta.

Foram esclarecidos ainda, temas como adubação no ciclo safrinha, como funciona, quando e quanto utilizar e o controle de doenças do grão, bem como os híbridos com melhores respostas aos fungicidas e as vantagens ou desvantagens de optar por este controle.

Safra 2014/15 Milho Safrinha – Segundo dados da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, nos últimos cinco anos, a produção de milho no Estado aumentou 130%, passando de 3,6 milhões para 8,3 milhões de toneladas colhidas. Com relação à produtividade, onde antes se colhia 67,5 sacas por hectare agora se chega a 83,8 no mesmo período.

 

Fotografia: Sato Comunicação.