Skip directly to content

Gestão em propriedades rurais modifica realidade dos produtores de Camapuã

Gestão em propriedades rurais modifica realidade dos produtores de Camapuã

12/06/2015 - 14:30

“De todos os conhecimentos que aprendi em cursos do Senar, o melhor foi aprender a lidar com as pessoas e entender todas as etapas do trabalho realizado na propriedade rural”. Desta forma, o administrador rural, Silvano Bezerra Menino, 35 anos, resume o aprendizado obtido na participação do programa NCR – Negócio Certo Rural, oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem.

O paranaense conta que chegou ao Estado há 12 anos e sempre trabalhou na área de agricultura. Ao se estabelecer no município de Camapuã foi empregado em uma propriedade que tem como atividade principal, a pecuária. “Nasci em Santo Inácio no Paraná e sempre trabalhei com lavoura. Quando cheguei aqui, comecei a trabalhar como ajudante de serviços gerais e após algum tempo fui promovido a capataz. Nesta época, meu patrão me incentivou a participar dos cursos do Senar/MS e comecei pela doma racional. De lá para cá não parei mais de estudar”, relembra.

Menino destaca que entre os cursos realizados, dois foram importantes para o aperfeiçoamento profissional: “Primeiro fiz Administração Rural e, na sequência, o NCR que realmente ampliaram minha visão de como cuidar de uma propriedade. Apesar da experiência que acumulava percebi que temos de cuidar de todos os assuntos com a mesma dedicação, para alcançarmos uma melhoria na produção e nos lucros”, acrescenta o administrador que, há sete meses, foi convidado para administrar a Fazenda São Domingos, localizada a 130 km do município.

O programa NCR é desenvolvido em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de propriedades rurais, por meio de capacitações e com foco no empreendedorismo. Em 2014 foram oferecidas 51 turmas em 22 municípios de Mato Grosso do Sul, alcançando 711 participantes, provenientes de 755 propriedades rurais.

De janeiro a maio deste ano 19 turmas já foram concluídas e 18 estão em andamento. A primeira turma de NCR em Camapuã foi realizada no final do ano passado e os resultados obtidos superaram as expectativas. Segundo o supervisor regional do Senar/MS, Eduardo Maia, a participação se reflete em casos concretos de crescimento social e financeiro. “Há uma sintonia de trabalho muito boa com o Sindicato Rural de Camapuã que se dedica a mobilizar produtores e trabalhadores rurais. As histórias do  administrador Silvano e do Marcel que é produtor são o melhor exemplo que podemos apontar”, argumenta.

Apesar da pouca idade, Marcel Godoy, 25 anos, já administra a propriedade da família, o Sítio Taquarussu, voltado a bovinocultura de leite. “Quando assumi a administração da propriedade, a gente só tinha terra, pasto e algumas vacas. A produção começou com 70 litros de leite ao dia, porém, resolvi investir no negócio e participei do programa de Empreendedorismo Rural e depois do NCR. Após cinco anos de intenso trabalho já conseguimos chegar a uma produção de 450 litros”, revela orgulhoso.

Godoy reforça que a mudança não aconteceu do dia para noite e se engana quem acha que é só colocar a criação no pasto. “São muitos detalhes que você precisa monitorar, desde medicamentos, vacinas até o melhor tipo de pasto. Na minha opinião, o ensino mais importante do programa foi aprender a detalhar todos os custos, pois, assim você pode prever se um investimento vai ou não dar certo e aprender como a economizar e aplicar bem o seu dinheiro”, pontua.

Menino divide a mesma opinião de Godoy e afirma que continuará a investir na profissão de administrador. “Aprendi que o conhecimento é uma peça importante para o sucesso profissional e conto com apoio importante da minha esposa Lilian, que fez a maioria dos cursos comigo. O resultado da nossa dedicação é que hoje eu recebo o triplo do salário de quando cheguei aqui”, finalizou.

Novidades – O NCR terá novidades para o quadriênio 2015/2018, a começar por um encontro nacional realizado nos dias 15 e 16 de junho, para os gestores do programa. O evento acontecerá em Brasília (DF) com a participação de profissionais das Administrações Regionais do Senar e representantes do Sebrae nos estados. Em sua nova fase, o programa que também oferece a modalidade à distância, pretende realizar 2.955 turmas com 59 mil participantes e 44.325 propriedades atendidas por meio de consultoria.

Segundo a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Thais Carrazza, as novidades dizem respeito, principalmente, a atualização do material didático-pedagógico do programa. “Fizemos atualização dos dados estatísticos do setor rural, incluímos assuntos de Boas Práticas Agropecuárias e retiramos outros que considerávamos redundantes. No encontro com os gestores, vamos apresentar essas mudanças, fazer um comparativo com o material anterior e capacitá-los com foco no novo conteúdo”, explica.