Skip directly to content

Gestão pode elevar em até 20% rentabilidade da propriedade rural

Gestão pode elevar em até 20% rentabilidade da propriedade rural

08/05/2015 - 15:45

As empresas rurais têm o constante desafio de produzir com qualidade a preços competitivos, elevando a eficiência técnica. Para capacitar produtores e trabalhadores rurais nos princípios da administração, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS  oferece o curso de Administração da Empresa Rural. A capacitação acontece dos dias 11 a 13 de maio, no município de Dourados.

O administrador e instrutor do Senar/MS, João Baptista de Mesquita Junior, afirma que a correta gestão rural proporciona elevação na lucratividade entre 15% a 20%. “O produtor deve enxergar sua propriedade como uma empresa, não existem diferenças. O que muda é apenas a localização, o campo. Para isso é necessário mudanças de hábitos”.

De acordo com o instrutor, somente o registro regular de custos e despesas, por exemplo, pode gerar uma economia de até 3%. E se houver adesão ao cooperativismo, os produtores rurais podem obter lucro de até 50% nas negociações de produtos.

Segundo o instrutor, o produtor deve ter consciência de seu lucro e saber aplicá-lo. “Para uma administração rentável, é necessário que o produtor tenha no mínimo um capital de giro de 10% para reinvestir em sua propriedade e negociar seus produtos”, ressalta Junior, considerando que com a administração adequada é possível melhorar o desempenho no campo, com o aumento da produtividade nas lavouras e no rebanho.

O curso de Administração da Empresa Rural oferece noções de planejamento estratégico, fluxo de caixa, análise de viabilidade, associativismo, entre outros. O objetivo é fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar e proporcionar melhor qualidade de vida.

Dos dias 11 a 16 de maio, o Senar /MS oferece 95 cursos e capacita mais de 1.400 produtores e trabalhadores rurais. Para mais informações, acesse o site www.senarms.com.br ligue no (67) 3320-9700, ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde o curso será realizado.