Skip directly to content

A grandeza da simplicidade: Chegada da internet está Transformando Vidas em Pontinha do Cocho

A grandeza da simplicidade: Chegada da internet está Transformando Vidas em Pontinha do Cocho

Programa Senar On leva internet para 60 polos em 40 municípios de Mato Grosso do Sul e ajuda a melhorar a qualidade de vida de comunidades
28/04/2023 - 09:15

Maria de Paula Oliveira, de 68 anos, é pura simpatia, simplicidade e gratidão. Desde 2021, o Senar/MS disponibiliza internet gratuita para comunidade onde vive, em Pontinha do Cocho, distrito de Camapuã, através do programa Senar On. E é no polo do Sindicato Rural, que ela também aprendeu a ler e escrever, por meio do programa Despertando. Vem conferir essa história no #TransformandoVidas desta sexta-feira (28).

“Venho aqui no Sindicato, a Maria (instrutora) me ensina. Pago umas contas, tenho comunicação, assisto vídeos do mundo lá fora... eu gosto! Para mim foi ótimo, porque antes eu não sabia nem conversar direito.”, explica Maria de Paula.

Com a chegada da internet, veio também a oportunidade de realizar um sonho: aprender a ler e escrever. O Despertando leva alfabetização e letramento para a população rural adulta, por meio de metodologia híbrida.

“Eu não sabia nem escrever o meu nome. Aí eu entrei na escola, estudei seis meses... para mim foi ótimo!”, lembra.

Maria de Paula é aposentada, tem 68 anos, sempre viveu no campo e se dedicou ao trabalho braçal. Há pouco mais de um ano, ela passou a ser atendida pelos programas do Senar/MS. Com a tecnologia em mãos, agora aprende a usar o celular e aliviar a saudade dos familiares.

“Antigamente, para poder se comunicar com o povo tinha que escrever carta. Mas como eu não sabia escrever, tinha que ir atrás de quem poderia fazer isso para mim. E só então enviar e aguardar notícias. Agora, a gente disca e fala lá longe! Eu falo com minhas irmãs que moram lá no Paraná. Não é um abraço, mas dá para matar a saudade.”, conta a aposentada.

A alfabetização e internet também propiciam acesso a outras formas de capacitação, aumentando o conhecimento para níveis mais elevados, além de possibilitar uma evolução profissional que assegure conforto financeiro para família e realização pessoal. Além do Senar On e Despertando, Maria participou de cursos como o de Fabricação de Pães e Salgados para complementar a renda.

“Eu nunca tinha feito um curso porque eu não sabia ler, eu não sabia assinar meu nome. Valeu a pena e eu agradeço ao Senar por isso, porque antes eu só sabia pegar no cabo da enxada. Agora eu posso fazer um bolinho, um pão... muito obrigada ao Senar por essa oportunidade!”, completa Maria.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado