Homenagem e informação marcam as comemorações do Dia da Mulher na Casa Rural
Homenagem e informação marcam as comemorações do Dia da Mulher na Casa Rural
Muita gente não sabe, mas a motivação pelas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher iniciaram após um incêndio criminoso ocorrido em uma indústria têxtil nos Estados Unidos, em 1911. A lembrança do fato histórico foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante uma homenagem feita às funcionárias da Casa Rural, nesta terça-feira (08).
Mais do que um dia qualquer, o 08 de março serve para lembrar a todos a luta das mulheres por direitos igualitários em relação aos homens. O fato histórico citado por Saito iniciou-se no o final do século XIX e começo do século XX, depois que as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica para reivindicarem a redução do horário de trabalho de mais de 16 horas por dia para 10 horas e também questões salariais. Após a reivindicação, em 1911, as operárias foram fechadas na fábrica e depois de um incêndio cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Toda a diretoria do Sistema Famasul prestou homenagens às mulheres da instituição. No Sistema Famasul, o dia foi marcado por realizações de diversas ações para a mulher. A começar por uma homenagem realizada na Assembleia Legislativa, onde, entre as 28 mulheres de diversos setores que receberam um troféu de reconhecimento, estava a secretária executiva da instituição, Rosangela Rique. “Fiquei emocionada por representar todas as mulheres da Casa Rural, que trabalham com esmero e dedicação em prol do setor”.
No auditório da instituição, na presença das mulheres da instituição, Rosangela apresentou o troféu recebido na Assembleia Legislativa e ministrou uma palestra para motivar a autoestima feminina. “A mulher é o símbolo do amor, ela luta, protege e cuida. É uma figura multifacetada, forte, doce, é o esteio da família”, salientou, dando como conselho o cuidado com a saúde, com a imagem e com o bem-estar. No próximo dia 1º de abril, Rosangela completará 14 anos de atividades no Sistema Famasul.
Além da homenagem, as mulheres tiveram um almoço especial, de comida italiana, em um ambiente personalizado. No período vespertino uma palestra foi realizada pelo médico ginecologista Nicola Rosa, que falou sobre as doenças que mais acometem as mulheres femininas. Rosa destacou os mitos e as verdades sobre as DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis e tirou as dúvidas das participantes. Ao final do dia, as homenageadas receberam rosas vermelhas.
Atualmente, setenta mulheres ocupam os postos de trabalho dentro do Sistema Famasul, conjunto de entidades formado pela Famasul, Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Funar – Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja. Entre estagiárias, terceirizadas e efetivas, elas respondem por 52% dos cargos. Seja qual for a função, as mulheres da Casa Rural vem se destacando por seu empenho e comprometimento.