Skip directly to content

Iagro atende solicitação da Famasul e suspende obrigatoriedade de Aplicativo Transportador

Iagro atende solicitação da Famasul e suspende obrigatoriedade de Aplicativo Transportador

Ferramenta continua funcionando, mas obrigatoriedade está suspensa para ajustes técnicos, garantindo a ampliação do conhecimento ao aplicativo.
15/06/2022 - 10:00

Após demandas do setor produtivo por meio da Famasul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) suspendeu a obrigatoriedade do Aplicativo Transportador de animais. O anúncio foi publicado hoje (15), no Diário Oficial do Estado. 

“O principal motivo é a necessidade de adequação da ferramenta à realidade das empresas de transporte de Mato Grosso do Sul, sendo necessário um prazo maior para orientação e capacitação dos usuários. Por isso, o uso em formato de teste, sem ser obrigatório, dará prazo hábil para que possíveis adequações sejam feitas sem prejuízo aos transportadores, produtores e a cadeia produtiva animal do estado.”, ressaltou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

"Em função das demandas que tivemos da Famasul e de vários produtores, nós tivemos uma reunião com o presidente da federação, Marcelo Bertoni, e o secretário Jaime Verruck, da Semagro, e decidimos pela suspensão da obrigatoriedade de uso do aplicativo", salientou diretor da Iagro, Daniel Ingold.

Aplicativo Transportador - Criado por meio da portaria n° 3680 da Iagro, a ferramenta estabelecia que a partir de 1º de julho de 2022, os transportadores de animais, profissionais da área, deveriam se cadastrar no Aplicativo Transportador, desenvolvido pela Agência.
Esta é uma das ferramentas previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (2017-2026) que apresenta cronograma e operações a serem executadas para que o estado tenha condições de realizar a transição para estado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O cadastramento de transportadores se encontra no eixo “Fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Animal” (verde escuro) na operação “Fortalecer os mecanismos de controle nacional de movimentação de animais suscetíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos”.

O produtor rural Eduardo Riedel, também esteve presente na reunião, apresentando demandas da classe produtiva a respeito do uso do aplicativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Camilla Jovê