Inovação Sindical: Sistema Famasul participa de atualização do Sindicato Forte, em Brasília
Inovação Sindical: Sistema Famasul participa de atualização do Sindicato Forte, em Brasília
Capacitar, fortalecer representatividade e melhorar a prestação de serviço dos sindicatos, estes são alguns dos objetivos do Inovação Sindical, projeto de atualização do Sindicato Forte, organizado pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e o Senar BRASIL. O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, que já desenvolve a iniciativa desde 2013, participou do treinamento que aconteceu em Brasília, nos dias 19 e 20 de maio.
“O Projeto Inovação Sindical vai fortalecer ainda mais as bases municipais, com capacitações, desenvolvimento de lideranças, gestão institucional e administrativa bem como a troca de experiências exitosas das entidades que compõe o Sistema. As entidades estarão aptas a representar e atender de forma mais profissional seus filiados”, explica a consultora jurídica da Famasul, Ana Cecília Pereira, que participou do treinamento junto à assessora de gestão estratégica do Senar/MS, Viviane Bastos.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), João Martins, destacou a importância da ação para o Sistema. “Isso significa que não nos interessamos em ter meia dúzia de Federações e sindicatos fortes, nós temos que ter toda nossa base forte. A Fortaleza não é só dinheiro, é representação, dedicação e motivação dos produtores rurais”, afirmou João Martins.
O Inovação Sindical é a atualização do Programa do Sindicato Forte que, além dos projetos de Regularização Sindical e Indicadores de Desenvolvimento Sindical (IDS) existentes, amplia a representatividade sindical, regularização de sindicatos de produtores rurais junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, mapeamento de entidades para a criação de uma rede de sindicatos modelos no Brasil e criação da Escola de Gestão Sindical.
Em Mato Grosso do Sul, na primeira etapa do Programa Sindicato Forte foram capacitados dirigentes e colaboradores de 65 sindicatos rurais e quatro extensões de base. Na segunda fase, 63 sindicatos e 4 extensões de base, participaram da elaboração do planejamento estratégico e da aplicação dos IDS – Indicadores do Desenvolvimento Sindical.