Skip directly to content

Instrutores do Senar/MS recebem treinamento para atuar em agricultura de precisão

Instrutores do Senar/MS recebem treinamento para atuar em agricultura de precisão

13/05/2015 - 15:30

Oferecer qualificação profissional, apresentar novas tecnologias e promover a troca de experiências a partir do portfólio da agricultura de precisão, em funcionamento em outros estados brasileiros. Estes são alguns dos objetivos do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ao oferecer o treinamento para instrutores que atuam no setor de mecanização agrícola, entre os dias 11 e 15 de maio, em Dourados.

Criado em 2012 e reformulado a partir de 2014, o programa tem como objetivo profissionalizar a agricultura e colher benefícios como sustentabilidade no setor, preservação do meio ambiente e qualificação da mão de obra. Em Mato Grosso do Sul, o curso de Agricultura de Precisão é composto por seis módulos, possui carga horária de 120 horas/aula e foi realizado inicialmente nos municípios de Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Amambai. Em abril, a equipe do Senar Central visitou as principais regiões produtoras de grãos do Estado apresentou aos representantes dos Sindicatos Rurais a reformulação do programa, atendendo as especificidades locais.

A agricultura de precisão foi difundida por alguns países da Europa e os Estados Unidos e consiste na aplicação de tecnologia embarcada que avalia a variabilidade especifica de cada propriedade. O produtor que adota o sistema terá como benefícios diretos a melhoria na gestão das atividades, já que o levantamento de informações específicas permitirá a tomada de decisões baseadas em dados concretos.

Segundo o assessor técnico do Senar Central, Igor Borges, o treinamento oferecerá subsídios para que os instrutores possam ministrar o curso direcionado para operadores de máquinas agrícolas. “Os participantes terão oportunidade de conhecer novas tecnologias, a realidade de outros estados e praticar em simuladores instalados no parque de exposições. Além disso, nossa equipe está acompanhando todas as etapas do programa, para saber como está sendo implantado e qual a reação dos produtores rurais”, detalhou.

Borges ressaltou a importância dos parceiros no processo de reformulação do programa, como a Embrapa que oferece expertise técnica, espaço e as empresas especializadas em maquinários, com o fornecimento de simuladores. “Nossos instrutores e multiplicadores tiveram orientação de especialistas em agricultura de precisão e estão preparados para oferecer treinamento em diferentes modelos de máquinas”, acrescentou.

O técnico agrícola e representante da Stara – empresa especializada em equipamentos agrícolas – Gerson Gaio foi o responsável pelo treinamento dos instrutores do Senar/MS e relatou a programação de atividades desenvolvidas. “No decorrer do curso, demonstraremos as funções dos monitores de nossa empresa, como distribuidores, pulverizadores e calibradores. No setor de gestão, apresentaremos os mapas de produtividade, colheita e variação da produtividade e a população variável das sementes, a partir das zonas de manejo”, pontuou.

Na avaliação de Gaio, os participantes terminarão a capacitação preparados para atender os trabalhadores e ainda esclarecer as dúvidas que surgem no cotidiano das atividades. “Os instrutores do Senar serão beneficiados com uma serie de informações que será repassada aos operadores, o público alvo do programa”, concluiu o instrutor.

Cronograma do Senar/MS na 51ª Expoagro – Entre os dias 20 e 22 de maio, está prevista a realização do curso básico de Agricultura de Precisão, contendo o módulo 1 e 2. Com oito vagas, os pré-requisitos para participar do curso são: idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo, produtor ou trabalhador rural envolvido na operação de máquinas e equipamentos agrícolas, nos processos de preparação do solo, plantio, pulverização e colheita de culturas de grãos. As solicitações de participação devem ser feitas por intermédio do Sindicato Rural do município.