Skip directly to content

Instrutores do Senar/MS se atualizam para atender novas turmas do Empreendedor Rural

Instrutores do Senar/MS se atualizam para atender novas turmas do Empreendedor Rural

18/05/2015 - 15:15

Com a finalidade de retomar o programa Empreendedor Rural, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu, entre os dias 11 e 14 de maio, um curso de atualização para os instrutores locais, ministrado por técnicos do Senar/PR. O programa foi criado há 12 anos no estado paranaense e atendeu mais de 20 mil produtores rurais, com objetivo de desenvolver o potencial pessoal e profissional dos participantes.

Em Mato Grosso do Sul, o programa funcionou entre 2007 e 2009, atendendo 64 turmas e já recebeu demanda de alguns sindicatos rurais para criação de novos grupos. Os resultados obtidos com os participantes da primeira fase e a demanda de produtores interessados foram responsáveis pela confirmação de turmas em três municípios.

O engenheiro agrônomo e produtor rural, Paulo Bózoli, participou da primeira turma oferecida no Empreendedor Rural e ao final do curso apresentou um projeto de silvicultura que já foi implantado no município de Guia Lopes da Laguna. “Apresentei uma proposta de produção de eucalipto para silvicultura, com área inicial de 80 hectares e o produtor que implantou já realizou o primeiro corte. A ideia foi fomentar o manejo da madeira destinada a serraria e estimular a produtividade do setor”, detalhou.

Bózoli deu continuidade ao aprendizado e participou do programa Líder MS, oferecido pelo Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, que tem objetivo de formar novos líderes do agronegócio. Durante a formação, também acompanhou a implantação de outro projeto, a implantação de um centro de equoterapia no Sindicato Rural de Jardim.

Pioneirismo – Os facilitadores do treinamento realizado em Campo Grande possuem diferentes formações, mas tem algo em comum, começaram a trabalhar no programa desde sua criação. Um deles é o administrador de empresas, Luiz Antônio Tiradentes, responsável pelo atendimento de 45 turmas em várias regiões do Paraná. “O encontro realizado aqui foi proveitoso para verificarmos as experiências obtidas pelos instrutores nos anos anteriores, para saber de que forma será retomado, atualizado e adequado à realidade dos produtores de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para o engenheiro agrônomo Gumercindo Fernandes, que também atua desde o começo do Empreendedor rural, os pontos imediatos que deverão ser trabalhados com os participantes são a consciência do seu papel na sociedade e de que forma eles poderão contribuir para a transformação positiva da comunidade. “Um grande número de produtores rurais ainda não entende como atuam as forças de mercado no setor do agro e se considera uma vítima do processo. É aí que entra o programa, demonstrando que ele é o ator principal e precisa ter uma atitude pró ativa, para entender o que precisa fazer para melhorar a gestão do seu negócio e da sua vida”, considerou.

Na regional de Mato Grosso do Sul, o médico veterinário e instrutor do Senar/MS Vidal Subtil também é pioneiro, por ter acompanhado várias turmas e depois atuado de 2010 a 2012 em Mato Grosso. “Os colegas do Senar/PR trouxeram novidades e ferramentas utilizadas com turmas de outros estados e nos auxiliando aprimorar a didática e sua aplicabilidade. É importante ressaltar que um produtor que esteja enfrentando um momento de mudança, como o recebimento de uma propriedade (sucessão) ou que perceba a necessidade de aprimorar a gestão possui o perfil ideal do programa”, argumentou.

Desenvolvimento e resultados – O programa possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações e, em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. Ao todo são 15 (quinze) módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Ao longo do Programa serão transferidos aos empreendedores rurais conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Auto-estima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.

Todos esses temas, trabalhados juntos, permitem que o produtor e/ou trabalhador possa desenvolver atividades inovadoras nas suas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso e ser uma pessoa melhor.

Os interessados em participar do Empreendedor Rural devem solicitar mais informações via Sindicato Rural. O curso totaliza 20 encontros de oitos horas, promovidos uma vez por semana. Em Mato Grosso do Sul está programada uma série de visitas aos sindicatos para promover a sensibilização e esclarecimentos sobre o curso.