Skip directly to content

Integração de cidades do norte de MS alavanca realização da 2ª Feira do Agronegócio de Coxim

Integração de cidades do norte de MS alavanca realização da 2ª Feira do Agronegócio de Coxim

11/07/2015 - 17:00

“Enquanto o mundo diz que o momento não é para negócios, nós realizamos um evento que comprova o potencial do agronegócio em Mato Grosso do Sul”. O relato emocionado foi feito pela presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha de Souza Cândido, anfitriã na cerimônia de abertura da 2ª Feira do Agronegócio da cidade, na noite desta sexta-feira (10), no Tatersal do Parque de Exposição Carlos Simão Introvini. O evento, realizado pelo sindicato e a parceria da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, representa a integração dos onze municípios da região norte do Estado.

O censo agropecuário do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado em 2013 aponta que o rebanho bovino de Coxim é formado por 493 mil cabeças. Pensando em potencializar esta produção, o sindicato do município retomou a realização da feira, que tem como meta aquecer a economia local, promovendo o encontro entre o homem do campo, novidades do setor e possibilidades de compra e venda. “O agronegócio é a sustentação da economia brasileira. É do campo que saem as grandes respostas para a crise que atinge vários setores do país”, ressalta o presidente da Famasul, Nilton Pickler.

Participaram do evento ainda o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do estado, Júnior Mochi; o prefeito de Coxim, Aluízio São José; o presidente do sindicato de Bandeirantes, João Nelson Lyrio; presidente do sindicato de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini; prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin; vereador de Coxim, Johnny Guerra Gai; prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro e autoridades políticas da região além da presença da polícia militar e da banda de música do Exército Brasileiro.

Após a cerimônia, foi a vez do analista financeiro da Ag Rural, Fernando Muraro, falar das perspectivas do mercado de grãos para a safra 2015/2016. A palestra faz parte do Circuito Aprosoja, iniciativa da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS que tem como objetivo levar aos agricultores do Estado alternativas de produção e comercialização. Além de Coxim, o evento já passou por Maracaju, Deodápolis, Chapadão do Sul e Dourados.

A Feira do Agronegócio de Coxim segue com programação até o próximo domingo (12), com leilões, palestras e novidades em manejo agrícola e pecuário.