Skip directly to content

Integrantes do Líder MS conhecem propriedade familiar modelo nos EUA

Integrantes do Líder MS conhecem propriedade familiar modelo nos EUA

05/05/2015 - 15:45

A comitiva formada pelos integrantes do Líder MS – Liderança Empreendedora do Agronegócio ficou impressionada com o modelo de produção aplicado em uma propriedade rural do Estado de Minnesota. A visita à fazenda Shiefefelbein Farms, localizada na cidade de Kimball, ocorreu nesta segunda-feira (04). A propriedade trabalha no sistema de integração lavoura e pecuária.

O grupo de 44 pessoas é concluinte do curso de especialização Líder MS vai cumprir uma programação de oito dias com roteiro incluindo visitas técnicas à propriedades produtoras de grãos, de gado de corte e de leite e instituições de ensino e pesquisa na região conhecida como “Corn Belt” (cinturão do milho), em três estados norte-americanos.

A propriedade visitada possui uma área de 2,5 mil hectares, sendo que metade é dedicada ao plantio de soja, milho e alfafa e a outra metade trabalha com o ciclo completo na criação de Angus Black. Segundo a integrante do Líder MS, Cristiane Nantes Sandim, a propriedade chama atenção por trabalhar apenas com familiares. “São oito filhos na sucessão, 35 netos e 15 bisnetos. Não há funcionários contratados, apenas membros da família e no ano passado o faturamento atingiu US$ 2 milhões líquido”, ressaltou.

Para o aluno e analista de mercado da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Leonardo Carlotto,  a experiência em Kimball mostrou a importância da tecnologia para atrair os jovens ao campo. “A agricultura de precisão faz com que os jovens fiquem no meio rural. Outro ponto que observamos aqui é que 87% dos produtores são membros ou colaboram com as associações representativas”.

Nesta terça-feira (05), a comitiva se reunirá com professores do Centro de Pesquisa da Universidade de Minnesota – Departamento Drenagem. Após o almoço, o grupo visitará uma fazenda membro do programa Discovery Farms Minnesota, que oferece soluções para gestão agrícola eficiente com relação ao uso e qualidade da água, desafios impostos pelos diferentes tipos de clima e topografia para produção sustentável. No período vespertino, eles conhecerão uma fazenda de grãos de alta produtividade.

A comitiva, que será acompanhada também por dois participantes do CNA Jovem –  Rafael Machado Vergetti Alves, de Alagoas, e Eduardo José Garrido Teixeira, da Bahia –  visitará também os Estados de Illinois, Winconsin.

Formando líderes – O Líder MS II compõe a AERMS – Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, iniciativa do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Esta é a segunda turma do curso, iniciado em meados de 2013.  Os alunos receberam formação em nível Lato Senso de professores da USP – Universidade de São Paulo e da UFPR –  Universidade Federal do Paraná. O curso trouxe em sua grade curricular disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de liderança.

Fotos enviadas por Cristiane Nantes Sandin