Skip directly to content

Investindo em excelência de serviços, Senar/MS promove série de capacitações para instrutores

Investindo em excelência de serviços, Senar/MS promove série de capacitações para instrutores

12/01/2015 - 17:15

Uma das prioridades do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é promover a capacitação frequente das equipes de instrutores, mobilizadores e técnicos pedagógicos. O objetivo é investir na formação dos profissionais de forma a obter uma atuação eficaz e de qualidade.

É por isso que a Instituição inicia o ano com um trabalho direcionado para aprimorar o conhecimento técnico de sua equipe. Assim, de janeiro a março terão início nove treinamentos específicos aos instrutores e mobilizadores da Instituição. No total, em torno de 200 instrutores, mobilizadores e técnicos participarão de capacitações com carga horária que variam entre 20 e 40 horas.

O primeiro curso é o Apoena (em Tupi-guarani significa “Aquele que enxerga longe”) que tem por objetivo proporcionar aos instrutores reflexões sobre a condução do trabalho pedagógico direcionado a pessoas com deficiência. Na sequência serão realizadas as Oficinas de Avaliação da Aprendizagem e por último o CAV – Ciclo de aprendizagem Vivencial, com proposta de uma metodologia participativa, na qual são aplicadas dinâmicas de grupos e jogos para que os participantes vivenciem situações diversas encontradas no cotidiano.

A primeira turma da Oficina de Avaliação da Aprendizagem teve início hoje e tem a condução a cargo da consultora Dalva Angelina Steil da Silva, educadora, com especialização em Metodologia de Ensino pela UDESC e com larga experiência em educação profissional e capacitação de docentes devido ao trabalho desenvolvido no SENAC de Santa Catarina.  A consultora realizará um workshop com foco no planejamento e avaliação de competências com o tema ‘Tecendo a prática pedagógica para desenvolver competências do perfil profissional de conclusão do curso’. Os demais treinamentos  serão ministrados por especialistas do Senar Central.

Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, os treinamentos oferecidos para a equipe técnica e de instrutores são importantes para o aperfeiçoamento pessoal e profissional. “Nós investimos de forma contínua na capacitação de nossos colaboradores pois entendemos que o profissional experiente conquista seus alunos e atrai novos interessados, como pôde ser observado no crescimento de turmas e alunos formados por intermédio de nossas qualificações”, destacou.