Skip directly to content

Jovem sul-mato-grossense vence programa nacional para formação de liderança rural

Jovem sul-mato-grossense vence programa nacional para formação de liderança rural

30/03/2015 - 16:15

“Antes do CNA Jovem eu era o Murilo fechado, difícil de ser dobrado. O Murilo de hoje tem um novo jeito de encarar a vida, é mais aberto e mais preparado para decidir. O Murilo de hoje entende que é mais errado não tomar decisões do que tomar decisões erradas”.  É desse modo que o sul-mato-grossense Murilo Eduardo Franciscon Ricardo define sua mudança de postura depois de participar do CNA Jovem, programa nacional de formação de liderança realizado desde o ano passado pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Com o plano de ação ‘Intercâmbio Agrojovem’, Franciscon foi  um dos cinco vencedores do programa e ganhará como prêmio uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. Os cinco vencedores foram escolhidos entre 11 finalistas que apresentaram planos de ação alinhados com os principais desafios do agro e com a linha de atuação do Sistema CNA/Senar.  Os outros quatro ganhadores foram  Carolina Heller Pereira, do Rio Grande do Sul; Cézar Augusto Tumelero Busato, da Bahia; Dyovanna Depolo de Souza Pinto, do Espírito Santo; Rachel Leão Vieira, de Goiás.

O projeto desenvolvido por Murilo, 25 anos, natural de Anaurilândia, prevê o intercâmbio de jovens de diversos países em propriedades rurais para que haja troca de métodos bem-sucedidos. Murilo iniciou o projeto fazendo um levantamento prévio das principais atividades rurais do país, como a soja, o milho, a pecuária de corte, de leite e florestas. Depois disso, fez uma pesquisa de países produtores nessas áreas, como Estados Unidos, China, Argentina, Austrália, Canadá, Nova Zelândia. “A ideia inicial é montar uma comissão mista formada pelos integrantes do CNA Jovem e por membros da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, por intermédio de um processo seletivo. Ao retornar desses países, os membros do intercâmbio se tornariam multiplicadores de conhecimentos”.

Sobre a viagem à China, Franciscon, que é pecuarista e agrônomo, acredita que será uma oportunidade de conhecer novas tecnologias. “A viagem está prevista para o final de abril. Lá, vamos visitar uma feira de agronegócio, uma das mais famosas do mundo. Quero aproveitar ao máximo”.

Outro destaque de Mato Grosso do Sul, Marcelo Scatolin Queiroz ficou entre os 11 finalistas ao apresentar o plano de ação ‘Orgulhosamente produzido em MS’. O projeto tem com finalidade desenvolver um selo de identificação para a carne bovina produzida na região do Bolsão. “O objetivo era formar uma auditoria, cujos agentes eram os próprios produtores da região, e assim, com a troca de experiências, criar através de uma avaliação em conjunto uma certificação de qualidade e de origem do produto”, conta.

Pecuarista de Brasilândia, com 28 anos,  o jovem comemora seu desempenho e o efeito obtido com a capacitação. “Este foi o curso mais impactante que eu já fiz”, ressalta. “Agora precisamos levar adiante os conhecimentos adquiridos, multiplicar, ampliar o máximo possível”, planeja.

Mato Grosso do Sul foi um dos Estados que mais levou participantes ao CNA Jovem. Além dos jovens citados, também concluíram o programa  o veterinário e pequeno produtor de leite de Campo Grande, Hebert Luis de Almeida,   29 anos,  proprietário de uma pequena empresa de nutrição animal; o pecuarista Bruno Viégas de Barros, 34 anos, de Corumbá, formado em zootecnia e administração; o engenheiro agrônomo e produtor rural, Leôncio Brito Neto, 34 anos, filho do ex-presidente do Sistema Famasul, Leôncio Brito, e o advogado e presidente da Comissão de Assuntos Agrários da OAB/MS, Pedro Puttini Mendes, de 28 anos, de Aquidauana.

CNA Jovem – O Programa CNA Jovem envolveu mais de 120 jovens de 24 Estados, com idade entre 22 e 35 anos. O processo de formação teve aproximadamente 300 horas e uma metodologia inovadora, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.