Skip directly to content

Jovens de MS apresentam projetos em programa nacional de liderança rural

Jovens de MS apresentam projetos em programa nacional de liderança rural

26/03/2015 - 16:30

Estímulo ao engajamento nas atividades sindicais, associativismo, selo de qualidade para a produção, ferramenta de apoio para diminuir a insegurança jurídica. Esses serão alguns dos temas apresentados pelos seis participantes sul-mato-grossenses como projeto de conclusão do CNA Jovem, programa desenvolvido pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pelo Senar – Serviço de Aprendizagem Rural, que tem como objetivo a preparação de jovens para o exercício da liderança rural.

A apresentação de conclusão do programa será realizada neste final de semana, em Brasília, mas os participantes fizeram uma prévia à diretoria e gestores do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O presidente da Famasul, Nilton Pickler, concluiu que houve alto aproveitamento do programa. “Eles já são protagonistas das mudanças no agronegócio sul-mato-grossense. E como lideranças, agora bem qualificados, poderão fazer muito mais pelo setor”.

Na reta final da capacitação, o advogado, Pedro Puttini Mendes, avalia o CNA Jovem como um divisor de águas em sua vida. “Vou utilizar o que aprendi no CNA Jovem em qualquer atitude minha , seja profissional, institucional ou pessoal. Um bom líder é aquele que bem representa o seu setor ou segmento, é aquele produz modificação no setor”, destaca. Puttini tem 28 anos,  é natural de Aquidauana, e presidente da Comissão de Assuntos Agrários da OAB/MS.

Para o veterinário e o pequeno produtor de leite de Campo Grande, Hebert Luis de Almeida, de 29 anos, o CNA Jovem mostrou o cenário nacional do agronegócio e isso permitiu uma ampliação dos seus conhecimentos antes restritos a realidade de Mato Grosso do Sul. ” Conseguimos compreender de maneira ampla as principais dificuldades que o nosso setor enfrenta. Foi enriquecedor”, destacou Almeida, que é também proprietário de uma pequena empresa de nutrição animal.

CNA Jovem – Lançado em novembro de 2014, em Brasília/DF, o programa reúne 133 integrantes de vários estados brasileiros, classificados a partir do propósito de capacitar jovens lideranças para o setor. Ao final da capacitação, cinco participantes que mais se destacaram no programa serão indicados como Líderes Jovens da CNA e farão uma visita técnica  à China.

Com duração de 300 horas/aula, o programa tem como objetivo preparar lideranças no meio rural de todo o País.  Os jovens foram indicados pelas federações estaduais e participaram de uma rigorosa classificação que constou de 540 pessoas na primeira fase e 270 na segunda fase. Em Mato Grosso do Sul, foram indicados 21 participantes, seguindo o critério de atuação no meio ou em prol do agronegócio.