Jurandir encontrou no Senar/MS a força para seguir no campo
Jurandir encontrou no Senar/MS a força para seguir no campo
No Assentamento Santa Guilhermina, município de Maracaju, o amor pelo campo faz morada na propriedade de Jurandir Martins. Logo cedo, o produtor se levanta, cuida da lavoura, paixão que carrega desde a infância, e é feliz com a vida que leva ao enxergar os frfutos do trabalho. A situação é bem diferente de meses atrás, quando só havia problemas na propriedade, nenhum cultivo ou criação evoluía e deixar a chácara parecia inevitável. A virada de chave foi a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Prepara do Senar/MS
Essa é a história do Transformando Vidas de hoje, confira:
“Mudou meu pensamento, mudou minha vida. Eu não conseguia produzir, não tirava nada da terra, cheguei até a soltar o gado na área. Teve várias vezes que pensei em ir embora. Depois da ATeG Prepara, as orientações do agrônomo técnico do Senar, a gente consegui. Nessa área é a primeira vez que eu tenho plantas de um nível e padrão bons”, comenta o produtor.
O amor pelo campo fazia Jurandir tentar de tudo na propriedade, porém faltava planejamento. “O primeiro baque foi o roubo do nosso trator. Começamos a mexer com o gado e faltou pasto. Fomos para lavoura, arrendamos e tentamos plantar, mas não deu certo de novo. Partimos para horta, mandioca, também não conseguia. Cheguei a plantar uma roça de banana, nada vingou”, relembra.
Em meio ao caos, a ATeG Prepara entrou na vida do produtor. De início, ele se mostrava receoso com a presença do técnico do Senar/MS. “Escutava, mas pensava que eu sabia plantar também, então fazia do meu jeito”, conta Jurandir.
A insistência do técnico fez com que o produtor aceitasse visitar uma vitrine técnica que acontecia no município de Dourados, a partir de então as coisas mudaram. “Quando cheguei lá, vi que eu não sabia de nada. Vi as plantações todas organizadas e aqui era tudo misturado. Comecei a seguir as orientações e tudo mudou”.
“Hoje é motivante, levantar cedo tomar o café e ver tudo plantado aqui, ver que as coisas estão dando certo”, complementa.
A melhoria extrapolou a roça e fez com que Jurandir avançasse também na representatividade. Partiu dele a iniciativa de criar a Associação do Produtores do Assentamento Santa Guilhermina (Aspag). “Eu acredito que quando nos unimos, somos mais fortes. Fui conversando, juntado as pessoas e conseguimos fazer nossa primeira feira com ais de 300 pessoas”, relembra.
ATeG Prepara – A ATeG Prepara tem é uma iniciativa própria do Senar/MS, criada em 2022, que visa promover inclusão produtiva, por meio do pilar social do conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança). O objetivo é preparar produtores rurais da agricultura familiar, de diversas atividades produtivas, para atingir nível comercial de produção.
O trabalho envolve direcionamento através da vocação produtiva do atendido, desenvolvimento sustentável de determinada atividade e, consequentemente, melhoria da geração de renda e qualidade de vida no campo.
Após dois anos de preparação, a propriedade pode ter a Assistência Técnica e Gerencial transferida para o programa da cadeia produtiva convencional, desde que atenda os pré-requisitos necessários.
Atualmente 1.080 produtores são atendidos pela ATeG Prepara.
ATeG - É uma ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul.
Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.
Transformando Vidas - Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Michael Franco