Skip directly to content

Liderança feminina é destacada no 3° Chá de Mulheres do Sindicato Rural de Rio Brilhante

Liderança feminina é destacada no 3° Chá de Mulheres do Sindicato Rural de Rio Brilhante

14/11/2015 - 14:30

Atualmente, cerca de vinte mil mulheres são responsáveis pelo lar no meio rural em Mato Grosso do Sul, o número do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas comprova o avanço da representatividade feminina no campo. Entretanto, apenas com a união podemos ir mais adiante. A reflexão é da diretora secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido, durante o 3° Chá de Mulheres do Sindicato Rural de Rio Brilhante, realizado neste sábado (14).

Na abertura do evento, que contou com a presença de mais de 150 mulheres, a diretora da instituição reforçou o interesse feminino em melhorar seu desempenho pessoal e profissional por intermédio da educação. “Hoje, mais de 50% dos alunos do Senar/MS  são mulheres”.

Em seguida, a instrutora do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, uma das instituições que compõe o Sistema Famasul, a psicóloga Luciana Rezende destacou a evolução das mulheres no mundo moderno, durante a palestra ‘Liderança Feminina – desafios e tendências’. “O Brasil ocupa o 2° lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino. No entanto, quando olhamos o quesito mulheres que ocupam cargos de liderança de companhias brasileiras, o índice caiu de 74% para 43% entre 2012 e 2015. Avalio que há uma tendência de que a mulher está deixando o cargo executivo para ser dona do próprio negócio”.

Para a diretora do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Volnete Inês Aléssio Matos, o encontro das mulheres já é tradicional no município e tem como objetivo valorizar o papel feminino no agronegócio e em outros setores produtivos. “A cada ano, o sucesso se repete. A nossa missão é sociabilizar e estimular o convívio entre as mulheres. Neste ano, temos a companhia de pessoas que vieram de outros municípios e até de São Paulo”. Representando o sindicato, a produtora rural, Adélia Perdomo, e esposa do presidente da instituição, Luiz Otávio Britto, recepcionou as convidadas do evento: “É uma tarde de reflexão sobre o nosso desempenho, como mães, mulheres e esposas dentro e fora do agronegócio”.

Além da palestra motivacional, foi realizada uma divulgação de artesanatos e produtos de belezas na área externa do sindicato. Outro destaque foi a apresentação dos produtos culinários feitos pelas alunas do Senar/MS, Sônia Pedroso, Sandra Batistote, Ângela Domingues e Elizangela Guilhermo, elaborados especialmente para o chá.  Participaram também do evento, a vereadora Maria Isabel Madureira Batista, representando o sindicato rural de Dourados, a esposa do presidente, Lúcio Damália, a produtora Vanda Damália e a conselheira fiscal do sindicato rural de Rio Brilhante, Rose Meire Terrabulho