Skip directly to content

Lideranças destacam relevância do voluntariado durante posse do Sindicato Rural de Campo Grande

Lideranças destacam relevância do voluntariado durante posse do Sindicato Rural de Campo Grande

07/03/2016 - 16:00

A relevância do voluntariado para o desenvolvimento da agropecuária sul-mato-grossense foi destacada por lideranças rurais que participaram da cerimônia de posse do Sindicato Rural de Campo Grande, realizada no último sábado (5), na sede da instituição, com a presença de representantes políticos, do setor, produtores e  profissionais rurais, totalizando mais de 250 pessoas que prestigiaram o evento.

Ficará à frente do sindicato, durante o biênio 2016/18, o produtor rural Ruy Fachini Filho, substituindo Oscar Sthurk. Fachini já foi presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, em 2010, diretor-secretário do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e é atual diretor do GTPS – Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável e da Funar – Fundação Nacional de Aprendizagem Rural.

Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, salientou a importância da iniciativa voluntária, da coletividade e do trabalho realizado por Ruy Fachini como diretor da Federação. “Por tudo aquilo que você, Ruy, já contribuiu para o setor, tenho certeza que trará uma bagagem diferenciada no trabalho que desenvolverá no sindicato”.

Ruy Fachini destacou, em seu discurso, como sua trajetória iniciou-se no trabalho voluntário. “O voluntariado sindical foi fundamental no meu crescimento pessoal e profissional. É uma referência em minha vida. Durante os vinte anos dedicados ao setor, hoje, eu ressalto que tenho muito orgulho do meu sindicato e da minha Federação. Andei por muitas cidades de Mato Grosso do Sul e de Norte a Sul do País e vi que somos uma referência pela representatividade e inovação”, salientou o presidente, emocionado diante da plateia repleta de amigos e familiares. “Depois de 20 anos, parece que é a primeira vez que estou aqui. A união sempre foi o meu objetivo”.

A deputada federal, Tereza Cristina Correa Dias, que também compõe a diretoria do sindicato rural, reforçou a atuação da agropecuária na política e o reflexo do comprometimento dos produtores rurais. “Nós produzimos a nível de primeiro mundo, com condições favoráveis para plantar. Produzir já aprendemos, a tecnologia está aí , agora, precisamos ficar cada vez mais unidos”.

Em seguida, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, reforçou o papel de cidadania exercido pelo produtor. “Essa Casa cheia hoje comprova que o setor está cada vez mais consciente e capaz de construir os melhores caminhos para o nosso Estado”. Riedel anunciou o lançamento do Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas que acontecerá nesta terça-feira (8), na sede da Governadoria. De acordo com os dados da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atualmente existem no Estado aproximadamente 9 milhões de hectares de pastagens com algum estágio de degradação.

Além das lideranças já citadas, participaram da cerimônia de posse, o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, o diretor-executivo da instituição, Lucas Galvan, a diretora-secretária, Terezinha Candido, o superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta,  o presidente da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja, Almir Dalpasquale e o presidente do MNP – Movimento Nacional de Produtores, Rafael Gratão, além de outras lideranças rurais e políticas.

Prestigiaram também o evento, os presidentes dos sindicatos rurais de Bandeirantes, João Nelson Lyrio; de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel, que é também vice-presidente regional; de Bandeirantes, Telma Menezes; e de Corumbá, Luciano Aguiar Leite.