Skip directly to content

Lideranças rurais destacam importância da educação e gestão durante abertura da Expopar

Lideranças rurais destacam importância da educação e gestão durante abertura da Expopar

04/07/2016 - 11:30

“O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, juntamente com o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, tem como objetivo principal atender o produtor rural, compartilhando conhecimento e levando educação ao campo”. A afirmação foi feita pelo presidente da instituição, Mauricio Saito, durante a abertura oficial da 54ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba, nesta segunda-feira (04), reforçando a atuação do sindicato rural do município: “Para atingir esse trabalho precisamos da presença firme dos sindicatos e isto está muito consolidado aqui”.

Durante o evento, Mauricio Saito falou também sobre a atuação do Senar/MS para o desenvolvimento do município. “Desde 2013, Paranaíba participa do  programa de Assistência Técnica e Gerencial ‘Mais Inovação’, que atuou na recuperação de pastagens degradadas e agora o município aderiu ao Programa Agrinho que leva educação transversal aos alunos do ensino fundamental.  Em todo Estado serão atendidos mais de 120 mil alunos”.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral, os programas de assistência técnica do Senar têm modificado a realidade da região. “Aqui em nosso único assentamento, os produtores estavam sem esperança. Após implantarmos o Hortifruti Legal, eles passaram a produzir 30% do maracujá do Estado. São 30 famílias atendidas e 40 na fila de espera”.

Para o secretário de secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, produzir no município é uma oportunidade que o Estado tem para melhorar a produtividade. “A posição geográfica de Paranaíba tem um grande potencial para dar demonstrações do que essa região representa. Com atividades diversificadas como seringueira, eucalipto, além da pecuária de corte, que é o forte da região, são os grandes destaques da economia local”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi relembrou o período em que foi membro da diretoria de sindicato rural. “Eu sei da dificuldade de delegar funções, de tomar decisões difíceis e de conseguir horário para atender as demandas dos produtores, tudo isso de forma voluntária, como as diretorias fazem. Estão todos de parabéns pela organização dessa feira”.

A abertura foi marcada como parte das comemorações do aniversário de Paranaíba. Hoje o município completou 159 anos. Na ocasião, o pioneiro Guilherme Macedo de Jesus foi homenageado por sua atuação no desenvolvimento do município. Guilherme Portugal, como é conhecido, teve seis filhos, 18 netos, 26 bisnetos e 1 tataraneto, e recebeu das mãos do presidente do sindicato rural uma placa em comemoração ao seu destaque no setor. O ex-presidente do Sistema Famasul, Ademar Silva, o presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez, participaram da cerimônia.