Lideranças rurais falam sobre Programa Agrinho em posse do Sindicato Rural de Pedro Gomes
Lideranças rurais falam sobre Programa Agrinho em posse do Sindicato Rural de Pedro Gomes
O programa de maior responsabilidade social do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural: Agrinho foi destaque nos discursos das lideranças rurais durante a cerimônia de posse do Sindicato Rural de Pedro Gomes, realizada nessa sexta-feira (30), com a participação de mais de cem pessoas, entre lideranças políticas e rurais.
A finalidade do Agrinho é desenvolver os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. O material pedagógico foi regionalizado reforçando as particularidades do Estado sobre os temas: ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde, orientação sexual e temas locais, com foco em sustentabilidade, ética e conexão campo cidade. No município, a iniciativa atende cinco escolas da rede pública.
“A meta para 2016 é ampliar o atendimento em Pedro Gomes. Um dos pilares do Sistema Famasul é compartilhar conhecimento e o objetivo do Agrinho é, por intermédio do ensino, fazer a conexão entre o campo e a cidade”, acrescentou o presidente da Famasul, Mauricio Saito.
Para o presidente do Sindicato Rural de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini, que está há quase dez anos à frente da instituição, a união do setor produtivo é chave para o desenvolvimento local. “Com a assistência técnica do Senar/MS temos conseguido profissionalizar o trabalho dos produtores familiares. Temos que nos envolver em todas as ações, já que as nossas demandas, como estrada, saúde e educação, são muitas”.
Scalabrini também falou do Projeto Pingo D’Água que leva atendimento odontológico às comunidades rurais. A ação é desenvolvida em parceria com os sindicatos rurais e prefeituras municipais por meio de um ônibus adaptado e equipado com instrumentação odontológica e a atuação de profissionais da área, que realizam atendimentos e orientações sobre higiene bucal às crianças e familiares. “Em novembro, o ônibus volta ao município. A iniciativa já atendeu 1,2 mil pessoas”.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ressaltou a atuação de Scalabrini no Sindicato Rural de Pedro Gomes. “Quando o sindicato faz o seu papel ele traz desenvolvimento ao município. (Nós, do setor primário, dependemos da atuação dos líderes sindicais”. A diretora-secretária da Federação, que é também coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, também participou da cerimônia de posse.