Lideranças rurais participam da cerimônia de posse do sindicato rural de São Gabriel do Oeste
Lideranças rurais participam da cerimônia de posse do sindicato rural de São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste tem o maior IDR – Índice de Desenvolvimento Rural do Estado e o 4º maior do País. O número demonstra a pujança do município e foi apresentado pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a cerimônia de posse do sindicato rural do município, realizada nesta sexta-feira (20). Por mais três anos, Júlio Bortolini, continuará à frente da instituição.
O IDR citado por Saito é resultado de uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e FGV – Fundação Getúlio Vagas, com base nos dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Segundo o presidente da Famasul, São Gabriel do Oeste, apresenta o 6° maior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de Mato Grosso do Sul e é referência também na produção de soja, milho e pecuária, com destaque na suinocultura.
Durante a cerimônia de posse, que contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, Saito enfatizou que a produtividade elevada do município exige uma mão de obra qualificada e, neste contexto, o trabalho do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituição que compõe o Sistema Famasul, é essencial para alavancar ainda mais o setor. “O Senar/MS capacitou em São Gabriel do Oeste mais de 1.100 pessoas em 2014, resultado que deve ser superado este ano, mostrando a importância da capacitação para o desenvolvimento rural”.
Para o presidente do sindicato rural, Julio Bortolini, a união dos produtores e o trabalho desenvolvido no sistema sindical são responsáveis pela expoente visibilidade de São Gabriel do Oeste. “Há muitos anos estamos colhendo os frutos do trabalho feito pela classe produtiva”, salientou o dirigente, dando destaque à união do setor. “Os onze sindicatos da região Norte se uniram para realizar ações em prol de demandas em comum, como o CAR – Cadastro Ambiental Rural, por exemplo. O intuito do nosso grupo é preservar o produtor rural”.
Visivelmente emocionado, o presidente da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja do Brasil e diretor do sindicato rural de São Gabriel do Oeste, Almir Dalpasquale, falou do diferencial da cidade. “São Gabriel é referência de produção e de produtividade. O produtor tem um respeito muito grande de toda a sociedade. Esta é a minha terra”.
Participaram também da cerimônia de posse, a diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido, também presidente do sindicato rural de Coxim; o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; o vereador, Valdecir Malacarne, o comandante da Polícia Militar Região Norte, o Tenente Coronel, Adão Rosa dos Santos Gomes; os presidentes dos sindicatos Rurais de: Camapuã, Saturnino Silvério Pereira; de Rio Verde, Niuto Pereira de Souza e de Bandeirantes, João Nelson Lyrio.
De acordo com os dados do Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS, apresentados pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a área destinada ao plantio de soja no município atinge 115 mil hectares, enquanto que a área referente ao pasto atinge 160 mil hectares.