Lyara encontrou nas plantas a cura para depressão pós-parto e novo rumo profissional na internet
Lyara encontrou nas plantas a cura para depressão pós-parto e novo rumo profissional na internet
Natural de Itarumã (GO), Lyara Moraes veio para Três Lagoas há 20 anos para fazer faculdade de história na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ela não imaginava, mas a vida mostraria que nem tudo segue como planejamos. Historiadora por formação e empreendedora por paixão. É na floricultura que tem um futuro cheio de sonhos para serem realizados. É essa história que vamos conhecer no #TransformandoVidas desta sexta-feira (22).
Após a formação na UFMS, Lyara começou a vida profissional na área administrativa de algumas empresas. Uma rotina estressante que piorou quando ela se tornou mãe. Após a gestação, desenvolveu um episódio grave de depressão pós-parto.
“No primeiro instante eu relutei muito. Foi muito sofrimento. Eu saí de 93 quilos para 56 quilos nesse período. Então, foi a hora de procurar ajuda.”, explica.
Com o apoio da família, Lyara iniciou tratamento médico. Além de remédios, foi orientada a fazer exercícios físicos e a cuidar de plantas, o que deu muito certo. Com a ajuda da “planta terapia”, Lyara venceu a depressão e decidiu compartilhar o amor pelas plantas nas redes sociais. Com quase 160 mil seguidores, a influencer digital é um fenômeno e se tornou a “Amiga das Plantinhas” levando para internet conteúdos especializados sobre plantas e flores.
“Planta terapia é você cultivar, é você observar a sua planta, é você cuidar dela com amor e carinho. Com o passar do tempo, eu comecei a postar minhas plantas porque surgiu uma paixão muito grande de você ver algo vivo.”, conta.
Foi pela internet que Lyara descobriu os cursos oferecidos pelo Senar/MS de Formação Profissional Rural (FPR) voltados para a floricultura e não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade.
“Eu acho que o primeiro impacto grande é o conhecimento. Os cursos me ajudaram muito a agregar valor aos meus produtos, como o curso de suculentas e cactos, onde eu aprendi a fazer arranjos. O cultivo de rosas do deserto a partir da germinação das sementes, mudas por estaquia...”, relata.
O que no início era um tratamento de saúde, hoje é a fonte de renda da Lyara. Em maio deste ano abriu a própria floricultura e o sucesso nos negócios só está começando.
“As plantas vieram para modificar a minha vida e agora para me fazer uma mulher muito próspera no meu negócio, na minha loja, trabalhando com coisas que eu tanto amo. ” conclui.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira