Skip directly to content

Método “Gestão à Vista” ajuda a fortalecer o empreendedorismo rural

Método “Gestão à Vista” ajuda a fortalecer o empreendedorismo rural

Produtores recebem materiais de apoio para melhorar estratégias no campo.
23/01/2024 - 14:15

Para uma empresa funcionar, a gestão é primordial. E no campo, não é diferente. Para auxiliar produtores rurais de Mato Grosso do Sul neste processo, o Senar/MS oferece estratégias gratuitas que visam melhorar os resultados de cada propriedade e, consequentemente, da economia.

Atualmente, mais de 9 mil propriedades do estado recebem a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS. Com visitas periódicas, técnicos de campo acompanham produção e gestão, oferecendo materiais de apoio aos produtores rurais para acelerar os resultados na propriedade. Um deles, é novidade! O quadro “Gestão à Vista” está sendo entregue desde o início deste ano para todos os produtores assistidos pela instituição.

“É uma estratégia para, de fato, alcançar as metas estabelecidas durante a Assistência. Antigamente, essas metas eram anotadas em um caderno e, muitas vezes, esquecidas pelos produtores rurais. Com o quadro, o campo de visão deste planejamento aumenta e o produtor é provocado a realizar as ações previstas.”, explica o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos.

Os quadros estão sendo instalados estrategicamente em ambientes externos das instalações de cada propriedade, para que sejam vistos e lembrados pelo produtor. Diante dessas metas, ele consegue trabalhar para otimizar a produção através do manejo adequado e do gerenciamento necessário da produção, além de prever metas futuras para o crescimento do negócio.

E só cresce quem se qualifica! Por isso, junto à prática, o produtor rural conta com as informações adquiridas em programas especiais Senar/MS. Conheça algumas opções:

Negócio Certo Rural

Programa de capacitação desenvolvido em uma parceria entre o Senar Central e o Sebrae Nacional, com o objetivo de desenvolver competências de gestão e administração de negócios rurais. Nele, são ministrados conteúdos sobre como realizar o diagnóstico da propriedade, seleção de ideias de negócio, análise de viabilidade, e a organização e administração, tanto no sentido de melhoria de um negócio já existente quanto na implementação de novo negócio.

Agro 5S

Programa desenvolvido pelo Senar/MS para capacitar produtores, trabalhadores, técnicos e demais interessados na metodologia 5S, uma ferramenta de gestão que auxilia a organização da empresa rural, amplia a produtividade com foco na qualidade dos produtos.

CADEC Brasil

Conjunto de soluções para os produtores integrados de aves e suínos. Tem o objetivo de esclarecer a Lei 13.288/2016, além de fornecer formação para condução de reuniões, técnicas de negociação e gestão dos custos de produção.

Fortalecer

Programa de capacitação para produtores e trabalhadores rurais da agricultura familiar, abordando os três principais eixos de desenvolvimento: gestão, competências socioemocionais e qualidade de vida.

O Senar/MS também oferece vários cursos gratuitos envolvendo o empreendedorismo rural. Para saber mais sobre cursos, programas e ATeG, procure o Sindicato Rural do seu município.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Michelle Machado