Maior expedição de soja do Brasil tem parada confirmada em quatro polos produtores de MS
Maior expedição de soja do Brasil tem parada confirmada em quatro polos produtores de MS
Em 30 anos, Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 316% na produção de grãos. Passou de 3,6 milhões de toneladas em 1985, para15 milhões de toneladas, referente à última safra 2014/15. Atualmente é o 4º no ranking nacional de produção agrícola, patamar que o coloca na rota da maior expedição de lavouras do país, o Projeto Soja Brasil. A caravana passa pelo Estado no mês de novembro, com paradas em Chapadão do Sul (03), São Gabriel do Oeste (04), Dourados (06) e Amambai (07).
O Projeto leva aos polos produtores de grãos do país palestras que incluem temas relacionados às técnicas eficientes de nutrição de solo, economia no controle de pragas, refúgio sanitário, seguro rural e gestão da propriedade rural. A iniciativa é da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja e do Canal Rural, com a coordenação técnica da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Na etapa sul-mato-grossense, conta com a parceria da Aprosoja/MS.
De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, a ação possibilita que o potencial produtivo e as informações obtidas pela expedição alcancem outras localidades do Brasil. “A ação prestará uma consultoria avançada ao produtor sul-mato-grossense, com novas dicas e técnicas que aumentam a produtividade, de forma sustentável e economicamente viável. Ao mesmo tempo, o Projeto retransmite o potencial de produção do Estado para diferentes localidades do país”, ressalta.
Entre os meses de outubro/2015 a março de 2016, a caravana percorre mais de 25 mil quilômetros, parando nos principais estados produtores do país em busca de informações que vão desde o plantio da soja à colheita do grão. Na 4ª edição, o Soja Brasil também investe em capacitação com o apoio do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que através da carreta do Canal Rural, leva conhecimento e promove a troca de experiências entre os agricultores locais.
“O Projeto proporciona uma comunicação constante entre os produtores rurais, representantes do setor e lideranças políticas. Enquanto os especialistas tratam de assuntos preocupantes nesta temporada, como por exemplo, o mercado frente à queda no preço do grão e a valorização do dólar e o aparecimento de novas pragas nas lavouras”, explica o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa.